O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 31 de março de 2011

Boas lembranças ... (1)

Tem gente que coleciona coisas. Eu coleciono as lembranças de lugares em que passei. Começando a série "boas lembranças", imagens da Argentina. E por que a Argentina me traz boas lembranças? Porque lá tem tudo o que gosto: música boa, sua capital é linda, adoro ouvir o som das pessoas hablando, os argentinos são memorialistas (Gardel ainda é hit e parece que Evita ainda vive lá...). Observação: As casas (conventillos) coloridas do Caminito são uma tradição inventada, no estilo Eric Hobsbawn. Passaram a ser coloridas pela sugestão do Pintor Quinquela Martin, na década de 50, que era boêmio e morador do bairro, como forma de revitalizá-lo. Segundo Schávelzon (2008, p.27), a última quadra original foi demolida em 2005. Portanto o que vemos hoje é um patrimônio recente, com gosto e cheiro de antigo. Manzana de las Luces: o tesouro dos portenhos. A Casa rosada, que tem essa cor porque era supostamente pintada com sangue de boi misturada à cal. Outras coisas de que gosto em Buenos Aires? As livrarias, os cafés, os argentinos, que sempre me trataram com cortesia. Eu gostava muito da carne argentina, parrilla com muita morcilla, mas eu renuncei à carne pois desde ontem sou vegetariana de novo, então parrila é um prazer apenas na lembrança agora. Referência de um livro excelente sobre arqueologia urbana em Buenos Aires: SCHÁVELZON, Daniel. El laberinto del patrimonio cultural. Cómo gestinarlo en una gran ciudad. Buenos Aires: Asociación del personal de los organismos de control - APOC, 2008.

6 comentários:

  1. Por que "supostamente"?? Sangue de boi e cal era muito usado desde... Desde sei là quando, mas era muito usado. Hà controvérsias, é?!

    Claro que é muito mais pràtico misturar cal com argila, inclusive pelas muitas nuances de cores que a argila tem.

    Isso se faz até hoje, e se faz cada vez mais, pois que é chique e ecologico (ou seria porque ser ecologico é chique? Sei là).

    Incluisve a cobertura de muros com argila e cal se inscreve na arquitetura tradicional mediterrânea protegida pelo programa MEDA da União Européia.

    E antigamente, o sangue de animais era usado como pintura até por Josefina!! Lembra? Ahahaha

    ResponderExcluir
  2. Inclusive, a ultima moda na Europa é fazer curso de tadelakt, viu!
    Se liga que se eu não tiver isso no meu curriculo daqui pro fim do ano, eu estore!
    Depois vou ai testar na tua casa... ahahaha Eita, e agora tem a de Albino pra aumentar meu laboratorio de ensaios...ehehehe!

    ResponderExcluir
  3. Exato. Nós não sabemos (se) e desde quando o sangue de boi era usado. Não vi documentos que expusessem isso.

    Essa informação foi por mim recebida oralmente (hehehe, frase feia), e a fonte não foi fidedigna. Para piorar, a estória foi contada em tom de lenda urbana, então, enquanto eu não estudar realmente esse assunto, para mim continua sendo supostamente.

    Afinal de contas, o que é um tadelakt?

    ResponderExcluir
  4. Falando em sangue e lenda, contam que a origem do tapete vermelho era o sangue dos inimigos jogado à frente do rei/general/conquistador para que ele pisasse, triunfando.

    Li essa informação há muito tempo, quando ainda não tinha o hábito de fazer fichamentos, então não sei de onde veio.

    ResponderExcluir
  5. Lembrei: ir à Argentina na semana em que posso comer carne..

    ResponderExcluir
  6. Estou com síndrome de abstinência de Buenos Aires, e preciso voltar lá. Saudades doem de verdade.

    ResponderExcluir