Pirenópolis é uma cidade histórica, situada a aproximadamente 130 km de Brasília (Distrito Federal, capital do Brasil), ou a aproximadamente 120 km de Goiânia, capital do Estado de Goiás, na região Centro-oeste.
Em resumo é uma cidade que fica bem no coração do Brasil, pela geografia e por ser tombada (protegida em nível federal) pelo IPHAN, em razão de sua importância cultural.
Pirenópolis nasceu com o nome de Arraial (ou Minas) de Nossa Senhora do Rosário da Meia Ponte, o que fez surgir a identidade "meia-pontense", mesmo após a mudança do nome da cidade. Aliás, conta a memória coletiva local que o nome "Pirenópolis" foi dado por imigrantes espanhóis, que encontraram semelhanças entre a serra que circunda a cidade com os Pireneus.
Entretanto, a reminiscência "meia-pontense" permanece, o que me fez sair perguntando a todos que eu podia por que "meia ponte". Embora ninguém soubesse ao certo, a explicação vencedora diz que é meia ponte porque só passava um veículo (provavelmente carro de tração animal) por vez.
Olha aí uma versão do que seria a Meia-Ponte, em cima do riacho das Almas. Além do só passar um veículo por vez, essa ponte também tem um odor característico, em razão da madeira com que foi construída.
Enfim, depois do almoço, eu sempre tomava café no Armazém Meia-Pontense.
A cidade destaca-se pelo patrimônio edificado (século XVIII), pelo patrimônio natural que lhe confere beleza, além do ar puro (que também está virando patrimônio), portanto também possui valor paisagístico a ser protegido, e propicia a prática de turismo de aventura.
Outro ponto forte da cidade é o patrimônio imaterial: Pirenópolis possui uma festa registrada como patrimônio imaterial, a complexa e quase inexplicável Festa do Divino Espírito Santo. Nessa manifestação tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que, depois que eu conseguir processar toda a informação, vou tentar escrever um post sobre ela.
As pessoas em Pirenópolis (pelo menos as que nós conhecemos) são muito amáveis, e não é só por se tratar de uma cidade turística. A gente foi bem tratado, bem alimentado, e tal como gatos, gostaríamos de ficar por ali mesmo, mas tivemos que voltar mais cedo.
Como a memória funciona por associação, achei que havia muita similaridade com Minas Gerais em princípio, inclusive no sotaque, mas depois percebi que há peculiaridades que tornam os habitantes de Goiás únicos.
Recomendo a visita, inclusive a parte mais radical.
A Festa do Divino Espírito Santo e a apresentação das Cavalhadas (2013) serão nos dias 20 e 21 de maio.
ResponderExcluirhttp://g1.globo.com/goias/noticia/2016/12/juiz-derruba-liminar-e-libera-obra-para-construir-resort-em-pirenopolis-go.html. O resort vai ser construído bem ao lado da Igreja que está na primeira foto.
ResponderExcluir