O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RESGATANDO XINGAMENTOS ANTIGOS (10): Beócio

Há muitos xingamentos com a letra B: babaca, biltre, bosta, bronco, bobo, boçal, bufão.

É uma letra que tem muito potencial xingatório (xingativo?), e lembrei que há um xingamento bem antigo começando por ela: beócio.

Beócio é um adjetivo que, segundo o Sr. Aurélio Dicionário de Holanda, refere-se (1) a quem nasce na região da Beócia (Grécia); (2) Quem é curto de inteligência, ignorante; (3) simplório, ingênuo.

Modo de usar: dada a raridade e antiguidade (clássica), o xingamento "beócio" só deve ser utilizado em casos graves de estupidez, para o qual não encontramos equivalente contemporâneo. Ex: "O que ele fez já ultrapassou os limites da burrice... Fulano é um verdadeiro beócio".

6 comentários:

  1. Boboca. Hoje meu marido disse que uma notícia que lemos era boboca... Boboca?! Há quanto tempo não ouvia isso...

    ResponderExcluir
  2. BOLSONARO É UM BEÓCIO NAZISTA GENOCIDA. ESSE ELEMENTO E SUA CATERVA É O RESPONSAVEL PELAS MAIS DE 605.000 MORTES PELAS COVID NO BRASIL. VAI PAGAR PELOS SEUS CRIMES NA CADEIA ESSE ASSASSINO VAGABUNDO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem de ser muito idiota para acreditar que as mortes por covid são culpa de alguém. Neste caso, imbecil, todas as mortes do mundo são culpa dos presidentes, reis, primeiros ministros e imperadores?????

      Excluir
    2. Verdade, querem culpar o presidente porque ele acreditou no diagnóstico do dr Drauzio Varela que disse COVID ser uma gripezinha. E todos querem pq querem culpar o presidente pq no vídeo ele se referiu a ele, Bolsonaro, pq ele é um atleta! Se esqueceram tbm qdo naquela copa do mundo irresponsável Lula disse que precisávamos de estádios e não de hospitais.... são uns hipócritas!

      Excluir
    3. Concordo que o presidente Bolsonaro é um exemplo de um típico beócio! Tchutchuca do centrão! Boneca russa do senado, mandrião do baixíssimo clrero! E quem o segue e o defende segue nas mesas atribuições deste indivíduo desprezível!

      Excluir