O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 6 de março de 2012

Citações sobre a memória - Vilhelm Ekelund

"Só nos recordamos verdadeiramente daquilo que nos era destinado. A memória não lê as cartas alheias."

______________

Comentário: é verdade. Se, como diz Le Goff, a memória se constrói com "atenção e intenção", parece haver dois elementos que as despertam: a afinidade e o interesse.

Há detalhes, temas, objetos que despertam o meu interesse, logo,estarei mais atenta a eles e com intenção de focar a minha observação, o que sem dúvida contribui para formar uma memória mais nítida.

Há temas que JAMAIS vão chamar a minha atenção e provavelmente não vou ter nenhum conhecimento sobre eles, muito menos memórias. Segundo Eklund, é porque não estavam destinados a mim.

Mas, infelizmente, às vezes eu memorizo coisas que me chateiam e que não têm nenhuma afinidade comigo. Simplesmente eu estava por ali, a informação passou e os meus sentidos captaram, e agora eu não consigo esquecer. Por exemplo, e INFELIZMENTE, eu sei de todos os maridos, ex-maridos e namorados de determinada celebridade.

Por que essas informações irritantemente irrelevantes não são esquecidas? (agora mesmo estou lembrando da extensa lista, droga). Poxa, parece que mesmo sem afinidade e interesse essa memória estava destinada a mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário