O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 27 de maio de 2013

Brincadeiras e brinquedos antigos

Ontem tentei lembrar do que as crianças brincavam antigamente, antes do advento dos videogames.

Havia brincadeiras de roda, que eu não gostava muito.  Eram basicamente para criancinhas bem pequenas.

Depois, havia as brincadeiras de boneca para meninas e jogos para os meninos.  As brincadeiras infantis masculinas eram sempre mais dinâmicas, ao ar livre, e eram as minhas preferidas: bola de gude, o perverso cuscuz, queimado (espião), barra-bandeira (que eu nunca entendi muito bem), esconder (esconde-esconde), pega (pegou, congelou).

As meninas também tinham seus jogos ao ar livre:  brincadeira de elástico, amarelinha (jogo de academia), mas em geral as brincadeiras tentavam capacitar as crianças para os serviços domésticos.  Brincar de chazinho?  De passar roupa, de lavar roupa, cuidar de bonecas e cozinhar?  Estou fora! Percebi muito bem qual era a intenção de tudo aquilo.

Bem, talvez eu pudesse ter aprendido uma coisa ou outra de forma lúdica, não ia fazer mal.

Gosto mesmo é de lembrar dos brinquedos antigos, alguns em risco de extinção.  Adoro um brinquedo chamado "Mané-gostoso" (cf. google images), um bonequinho acrobata bem interessante.

A gente jogava uns joguinhos da memória (nome, lugar, objeto) e batalha naval, que vinha nos cadernos. Imagino que deixaram de colocar os formulários porque todo mundo ficava jogando, sem prestar atenção à aula.  Havia também aqueles jogos da memória, de virar cartões, que eu adoro.

Até hoje, ainda brinco de fazer quebra-cabeças e de jogos da memória, e raramente jogo videogame.  Estou iniciando uma campanha de revitalização das antigas brincadeiras e brinquedos, e vou tentar trazer alguns deles para o blog.

5 comentários:

  1. Incrivel coindidência! Acredita que esse fim de semana eu tava justamente com vontade de pular elastico?!!?? Me veio assim, do nada. Não sei o que me deu.

    Mas a vontade passou quando eu pensei no meu tornozelo fragil e no peso que eu adquiri desde a ultima vez que fiz isso no século passado... eheheehe...

    Agora no q concerne ao jogo de memoria, é melhor esquecer mesmo. Depois do projeto de Kyoto, o seres humanos tem q encontrar coisa mais boba que virar cartões... Ou você é um chimpanzé?

    http://www2.pri.kyoto-u.ac.jp/ai/ja/publication/matsuzawa/Inoue2007.html

    http://oglobo.globo.com/ciencia/chimpanzes-derrotam-humanos-em-teste-da-memoria-no-japao-4137214

    http://www2.pri.kyoto-u.ac.jp/ai/ja/gallery/index.cgi?FILE_TYPE=2

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei um elástico para pular. Vou tentar lembrar dos passos (?), golpes (?). Quando você vier, a gente vai pular elástico.

    ResponderExcluir
  3. Denise, essa pesquisa do Japão só prova uma coisa: mais uma vez os humanos quebraram a cara achando que são melhores que os outros.

    No ranking da natureza, a gente está no fim da fila. Perdemos em inteligência para os golfinhos, em peso para as baleiras, em memória para os chimpanzés, e por aí vai.

    ResponderExcluir
  4. Barra-manteiga, alguém lembra como se brinca disso?

    ResponderExcluir