O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 10 de março de 2014

Lembrar Anastasia


Anastasia Nikolaevna Romanov nasceu em 18 de junho de 1901 e faleceu em 17/07/1918, e era a quarta filha do Tsar Nikolai II.  Toda a família real russa foi assassinada, mas durante muitas décadas o destino de Anastasia e do irmão Alexei permaneceu um mistério.

De fato, há uma dúvida se os restos mortais de Anastasia estavam realmente desaparecidos, ou se seriam de sua irmã Maria.

A linda princesa tornou-se um personagem muito misterioso e motivou muitas especulações.  Havia a sincera esperança de sua sobrevivência, especialmente porque eventualmente apareciam mulheres reclamando a sua identidade.  A mais conhecida "Anastasia" foi Anna Anderson, papel que desempenhou durante toda a sua vida.

Mas a questão da sobrevivência de Anastasia também possuía um forte significado político, pela possibilidade de restabelecimento da monarquia, nos moldes anteriores à Revolução Russa o que, evidentemente, não se concretizou.

Muitos filmes e livros sobre a Grã-Duquesa foram produzidos, e a sua memória manteve-se viva durante todos esses anos.

Em 2007, a Arqueologia finalmente desvendou o mistério.  Foram encontrados os corpos de Anastasia (ou Maria) e de Alexei, devidamente identificados.  Para ler o artigo sobre a identificação por DNA: http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0004838.

Apesar da ciência provar o contrário, Anastasia será lembrada como a intrépida e aventureira princesa que conseguiu fugir do trágico destino da sua família, talvez porque as balas ricochetearam nas jóias costuradas  em suas roupas...

Um comentário:

  1. Exumação dos restos mortais do Czar, setembro de 2015: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/restos-mortais-do-ultimo-czar-russo-sao-exumados-para-nova-investigacao.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

    ResponderExcluir