Quem desconhece a festa pode até pensar que se trata beber e brincar para esquecer as amarras e amarguras da vida. E muita gente certamente acredita poder suspender o cotidiano, a rotina e a normalidade por alguns dias, enquanto a folia acontece.
Mas, pensando melhor e claramente depois que me aposentei da festa, acho que na verdade o carnaval é um momento de lembrar. É uma verdadeira co-memoração que serve para reforçar laços sociais, compõe a identidade cultural, e nos permite voltar aos espaços públicos - ruas e praças - para nos relacionarmos com outros habitantes do ecossistema, o que cada dia é mais raro no nosso mundo encastelado (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/02/resgatando-instituicoes-antigas-fosso.html).
Existem vários indícios de que o carnaval é um exercício de lembrança, por exemplo:
- No post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/02/fantasias-de-carnaval-reflexao-e.html, refletimos que existem fantasias e personagens atemporais. Pierrôs, Arlequins, piratas, odaliscas, marinheiros antigos frequentam o nosso carnaval há tanto tempo que já são tradição.
- Todos os anos cantamos e dançamos as mesmas músicas, algumas quase centenárias (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/02/marchas-de-carnaval.html). É claro que já esquecemos muitas também, mas há aquelas que sempre nos acompanham na folia.
Todo mundo tem seus antigos carnavais, e os seus bons e velhos tempos. A minha lembrança mais querida é a do Carnaval de 1989, ano de excelente safra. Como brinquei naquele carnaval, dançando essa música: http://www.youtube.com/watch?v=OoPve-5cWY4...
Já cumpri o meu dever cívico, e já dei a minha cota de esforço pela festa. Agora, para mim o carnaval é época de lembrar os velhos tempos, sentadinha no recesso do meu lar.
Não pensem que é fácil renunciar, pois fui adestrada a ser foliã. Eu ainda sinto aquela vontade de pular, mas não é tão intensa ao ponto de me fazer sair de casa. Para os que ainda estão na ativa, desejo um ótimo carnaval!
Quarta-feira, 03/02/2016, e o carnaval já começou. Não consegui chegar em casa porque um bloco resolveu desfilar hoje. Por que hoje? Essa não é a pergunta correta, deixe-me reformular: Por que não hoje?
ResponderExcluirPreparativos para o carnaval 2017.
ResponderExcluirHora de lembrar meus bons tempos, de antigos carnavais. E de calar, porque as palavras são de prata, mas o silêncio é de ouro.
ResponderExcluir