O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 14 de março de 2015

Caixa de noivos - Hochzeitskiste

Estive de férias no belo Estado de Santa Catarina (março de 2015), conhecendo a(s) cultura(s) da família do meu marido, que possui origens germânicas.  Essa família de imigrantes, há tantas gerações, tem muitas histórias para contar e eu sou uma ótima ouvinte.

Resolvemos fazer um roteiro por pequenas cidades da região.  Para mim, tudo é novidade e cada cidade tem a sua singularidade.  Para a minha sogra e marido, tão acostumados a passar por todas elas, também foi uma oportunidade de conhecer e refletir com um novo olhar.

Nessas nossas andanças, encontramos coisas tão interessantes e nunca dantes vistas, que resolvi compartilhar aqui no blog.

A primeira delas, a enigmática Caixa de Segredos, também conhecida como "Caixa de noivos" (Hochzeitskiste), de origem germânica. Vejam algumas fotos:
Casa do Poeta Lindolf Bell - Timbó-SC (foto de Marcelo Müller)


Museu de Timbó-SC (foto de Marcelo Müller)

Museu Pomerano, Pomerode-SC (foto de Marcelo Müller)

Museu Pomerano, Pomerode-SC (foto de Marcelo Müller)



Esse objeto é parte importante do ritual de casamento de algumas vertentes germânicas, e consiste em uma caixa de madeira onde são guardadas a grinalda da noiva e a flor de lapela do noivo.  Em algumas versões dessa caixa há um fundo falso onde são depositadas cartas escritas pelos noivos, que podem ser de amor ou contar algum segredo.

Essa caixa é lacrada pelo padrinho na cerimônia de casamento e só pode ser aberta por ocasião do enviuvamento.  O cônjuge supérstite pode optar por abrir a caixa e ler a carta que lhe foi endereçada pelo esposo/esposa, ou optar por deixá-la lacrada, e nessa hipótese não poderá ser mais aberta.

Tradição fascinante, de uma época em que o matrimônio era efetivamente um contrato perpétuo, só resolúvel com a morte.  Nesses tempos de divórcio desburocratizado, a caixa de segredos parece tornou-se obsoleta, apesar de continuar sendo uma bela idéia.

Um comentário:

  1. Neste sítio http://www.imigracaoalema.com/acervo-fotografico/casamentos há interessantes fotografias de casamentos. As noivas vestidas de preto chamaram especialmente a minha atenção, e há um pequeno artigo sobre elas: http://www.imigracaoalema.com/pesquisa/artigos.

    ResponderExcluir