O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 27 de março de 2015

Tecnologia obsoleta (3): Cálice lava-olho

Imaginem, um cálice para lavar olhos.


Cálice lava-olho - Museu Pomerano- Pomerode SC
Foto Marcelo Müller



Acho esse objeto tão fascinante quanto as xícaras "bigodeiras".

Diante de objetos assim paro e reflito:   Que necessidade tão específica foi essa capaz de gerar esses objetos, e que se perdeu ao longo dos anos? O que é realmente necessário à vida humana digna e feliz?

Segundo o ex-Presidente uruguaio Mujica, "pobre é quem precisa de muito para viver".  O raciocínio é bom, mas esbarra na miserabilidade, evidentemente. E como fico eu, que não precisava desses objetos - cálices lava-olhos, caixas de noivos e xícaras bigodeiras - até saber que eles existiam, e agora quero todos para mim?

5 comentários:

  1. Minha Bisavó usava.
    Era na cor âmbar.
    Era muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Que incrível, Ana! Obrigada pelo comentário.
    Você chegou a vê-la usar?

    ResponderExcluir
  3. Muito útil. Tenho em casa um calice desse que herdei dd meu avô. Ótimo para remover cisco. Enche de água ou soro. Encaixa e abre o olho dentro piscando. É excelente.

    ResponderExcluir
  4. Se algum dia tiver a oportunidade, vou usar também.

    ResponderExcluir