Em primeiro lugar, fiquei extremamente curiosa por causa do nome do lugar. Então, como é meu costume e vício, procedi ao interrogatório sistemático dos nativos, cacei idosos para também interrogá-los, até satisfazer a minha curiosidade.
Eis o que aprendi: nasceu como um vilarejo na praia do Maceió, em 1864, no dia dedicado a São Miguel. Mas antes (ou durante ou depois, a cronologia não é clara), já era conhecido como "Gostoso" em lembrança a um morador (da vizinha praia da Xepa) que era muito querido e tinha esse apelido (cf. http://prefeituradogostoso.blogspot.com.br/p/historia_28.html).
A junção do nome oficial - São Miguel - e a persistência do nome afetivo e da lembrança celebrativa ao habitante- Gostoso - criou esse peculiar "São Miguel do Gostoso".
Não há vestígios materiais que apoiem a história oral, por exemplo, a casa do Seu Gostoso na praia da Xepa, e nem tive tempo o suficiente para buscar túmulos, documentos, vestígios da residência porque eu estava muito ocupada vivendo.
"Vivendo", neste caso, significa visitar praias lindas durante o dia, tentar praticar esportes aquáticos sem sucesso, degustar a gastronomia local em grandes quantidades, interrogar pessoas e assistir shows de jazz à noite, porque na ocaisão em que estávamos lá ocorria o interessante "Fest Bossa & Jazz" (http://www.festbossajazz.com.br).
O local fazia parte do vizinho Município de Touros e emancipou-se em 1993 através da lei nº 6452/93 (Obrigada, IBGE! http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/historico.php?codmun=241255&search=rio-grande-do-norte|sao-miguel-do-gostoso|infograficos:-historico&lang=). Através de um plebiscito, a população escolheu o atual nome.
Quem nasce em São Miguel do Gostoso adota o gentílico de "são micaelense do gostoso", mas a população local apenas se autodenomina "de gostoso", "daqui mesmo", ou simplesmente "sou gostoso/a".
Algumas imagens para lembrar:
São Miguel do Gostoso - RN - Foto de Marcelo Müller |
Foto de Marcelo Müller |
Nessa viagem três coisas me marcaram profundamente:
1) O marco de Touros não está em Touros porque o local onde ficava agora é o Município de São Miguel do Gostoso e o original está em um terceiro município (Natal), o que levou à necessidade de construir duas réplicas. Para algumas pessoas de Touros deve ter sido doloroso perdê-lo porque, até hoje, é assumido como um dos símbolos da cidade, e achei toda essa situação bem melancólica.
2) A Praça dos Anjos, situada em Gostoso, fica na praia do Maceió, onde supostamente a vila foi fundada. Portanto, é um dos marcos mais antigos do lugar, e tem esse nome porque era um cemitério de recém-nascidos. Lá existe uma placa explicando essa circunstância, mas não há qualquer informação sobre se houve a remoção dos corpos enterrados para a construção da praça, e eu não podia deixar de pensar nisso toda vez que passava por lá.
Quando voltar, vou atrás dessa história.
3) E o pôr do sol deslumbrante:
São Miguel do Gostoso - RN - Foto de Marcelo Müller |
Nenhum comentário:
Postar um comentário