O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Boas lembranças...Gostoso

São Miguel do Gostoso é um pequeno município no litoral do Estado do Rio Grande do Norte, que visitamos por indicação de amigos em agosto de 2015.

Em primeiro lugar, fiquei extremamente curiosa por causa do nome do lugar.  Então, como é meu costume e vício, procedi ao interrogatório sistemático dos nativos, cacei idosos para também interrogá-los, até satisfazer a minha curiosidade.

Eis o que aprendi:  nasceu como um vilarejo na praia do Maceió, em 1864, no dia dedicado a São Miguel. Mas antes (ou durante ou depois, a cronologia não é clara), já era conhecido como "Gostoso" em lembrança a um morador (da vizinha praia da Xepa) que era muito querido e tinha esse apelido (cf. http://prefeituradogostoso.blogspot.com.br/p/historia_28.html).

A junção do nome oficial - São Miguel - e a persistência do nome afetivo e da lembrança celebrativa ao habitante- Gostoso - criou esse peculiar "São Miguel do Gostoso".

Não há vestígios materiais que apoiem a história oral, por exemplo, a casa do Seu Gostoso na praia da Xepa, e nem tive tempo o suficiente para buscar túmulos, documentos, vestígios da residência porque eu estava muito ocupada vivendo.

"Vivendo", neste caso, significa visitar praias lindas durante o dia, tentar praticar esportes aquáticos sem sucesso, degustar a gastronomia local em grandes quantidades, interrogar pessoas e assistir shows de jazz à noite, porque na ocaisão em que estávamos lá ocorria o interessante "Fest Bossa & Jazz" (http://www.festbossajazz.com.br).

 O local fazia parte do vizinho Município de Touros e emancipou-se em 1993 através da lei nº 6452/93 (Obrigada, IBGE! http://ibge.gov.br/cidadesat/painel/historico.php?codmun=241255&search=rio-grande-do-norte|sao-miguel-do-gostoso|infograficos:-historico&lang=). Através de um plebiscito, a população escolheu o atual nome.

Quem nasce em São Miguel do Gostoso adota o gentílico de "são micaelense do gostoso", mas a população local apenas se autodenomina "de gostoso", "daqui mesmo", ou simplesmente "sou gostoso/a".

Algumas imagens para lembrar:


São Miguel do Gostoso - RN - Foto de Marcelo Müller

Foto de Marcelo Müller

Nessa viagem três coisas me marcaram profundamente:

1) O marco de Touros não está em Touros porque o local onde ficava agora é o Município de São Miguel do Gostoso e o original está em um terceiro município (Natal), o que levou à necessidade de construir duas réplicas.  Para algumas pessoas de Touros deve ter sido doloroso perdê-lo porque, até hoje, é assumido como um dos símbolos da cidade, e achei toda essa situação bem melancólica.

2) A Praça dos Anjos, situada em Gostoso, fica na praia do Maceió, onde supostamente a vila foi fundada.  Portanto, é um dos marcos mais antigos do lugar, e tem esse nome porque era um cemitério de recém-nascidos.  Lá existe uma placa explicando essa circunstância, mas não há qualquer informação sobre se houve a remoção dos corpos enterrados para a construção da praça, e eu não podia deixar de pensar nisso toda vez que passava por lá.

Quando voltar, vou atrás dessa história.

3) E o pôr do sol deslumbrante:

São Miguel do Gostoso - RN - Foto de Marcelo Müller



Nenhum comentário:

Postar um comentário