O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 1 de setembro de 2015

Tatuagem e memória (4): marcas femininas

No post Tatuagem e Memória (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com/2011/01/tatuagem-e-memoria.html)começamos uma reflexão sobre o caráter memorial das tatuagens, e sua grande importância enquanto registro de eventos importantes na vida do indivíduo.  Em seguida, no segundo post (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/07/tatuagem-e-memoria-2-pessimas.html), vimos como erros terríveis podem transformá-las em péssimas lembranças.

No terceiro post, refletimos como as tatuagens podem ser utilizadas para retratar e promover bens culturais (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2014/08/tatuagem-e-memoria-3.html)

Agora, muito surpresa com as imagens deste site (http://www.buzzfeed.com/maceyjforonda/17-kickass-vintage-photos-of-women-with-tattoos#.saZ4oljDd), fiquei imaginando como essas mulheres tatuadas do final do século XIX e início do XX eram percebidas socialmente.  Maud Wagner, Wallona Aritta, Olive Oatman, Betty Broadbent, fascinantes.

No Brasil, as tatuagens (em geral) podem afetar a idoneidade da pessoa, em função da sua extensão, localização ou conteúdo, dificultando o acesso a cargos e funções públicas.  Isso é, dependendo da tatuagem, a pessoa pode até mesmo ser impedida de assumir alguns cargos públicos.  Além disso, (ainda) há uma certa repulsa às tatuagens pelo esteriótipo enraizado na nossa cultura.

No Japão as tatuagens eram proibidas até o final da Segunda Guerra Mundial, e até hoje, pessoas tatuadas não podem frequentar piscinas e banhos públicos.

Com essa carga de repulsa moral, a tatuagem virou estigma.  Agora, imaginemos o que isso representava para uma mulher no início do século XX. Decisões estéticas irreversíveis para situações  sociais irreversíveis me levam a indagar quem eram essas mulheres, como viveram?  Por profissão, por opção, por senso estético, para elas as tatuagens parecem ser a marca indelével de um estilo de vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário