O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Diálogo surreal (13): Sobre a Fada do Dente

É uma tradição através da qual os dentes de leite caídos são indenizados por uma entidade sobrenatural chamada Fada do Dente.  O dente deve ser depositado embaixo do travesseiro para ser substituído por dinheiro.

Realmente não sei a origem da tradição, nem tenho a intenção de estudar esse tema no momento, embora reconheça o seu valor simbólico e econômico, mas lembro que eu também fui visitada pela Fada do Dente quando era pequena e recebi pequenas compensações financeiras pela minha banguelice.

O diálogo abaixo aconteceu entre a minha irmã e o seu filho, então pequenino, sobre a Fada do Dente. Ele perdeu um dentinho, e  o colocou embaixo do travesseiro. Agora posso dizer (crianças, parem de ler essa postagem imediatamente) que os pais ou responsáveis colocam o dinheiro embaixo do travesseiro e a minha irmã, infelizmente, esqueceu de fazê-lo:

- Mamãe, mamãe! Veio ele sonolento do quarto, segurando um dentinho na mão, com uma carinha desapontada.   "A Fada do Dente não colocou o dinheiro dessa vez e deixou o dente".

- É meu filho, não se preocupe. Coloque o seu dentinho embaixo do travesseiro hoje pois tenho CERTEZA de que ela vai aparecer.

- Mamãe, acho que a Fada do Dente veio, mas não pôde deixar o dinheiro e pegar o dente porque era substituta. Uma Fada do Dente Substituta.

- Como? A mãe perguntou, já com vontade de rir. Por que você pensou isso?

- É, mamãe,  ela deve ter vindo, olhou o dente mas, como é substituta, não podia pegar e deixar o dinheiro.  Tem que esperar a Fada principal voltar. Ela deve estar doente.  Lá na escola também é assim, os professores substitutos não podem aplicar prova.

Nessa noite, após melhorar de uma gripe que só atinge as Fadas, a titular voltou e indenizou o dentinho.

Moral da história: se você quiser continuar acreditando em Fadas do Dente - titulares ou substitutas - é hora de começar a bater palmas.

Um comentário: