O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 29 de abril de 2019

Game of Thrones: os passados inexistentes

Não, nunca assisti a nenhum episódio.  Então, por que falar sobre o que desconheço?

Simplesmente por causa da "estética do passado" utilizada em séries ficcionais, que contribuem para a criação de mitologia moderna.

O passado e o futuro são representados de maneira muito específica nas obras audiovisuais.  Há um consenso, uma idéia e uma mentalidade que nos permitem reconhecer nas narrativas o que é o passado ou futuro, porque esses tempos ser tornaram autônomos.

Por exemplo, para mim o futuro é sempre prateado.  Todo mundo vestido com roupas prateadas, tudo metálico e "funcional", porque essa idéia predominou nos filmes de ficção científica que eu assisti. A profecia dos Jetsons realizou-se apenas parcialmente, e há muito ainda por fazer até chegarmos naquele futuro.

As representações do passado também são específicas e interessantes. A "Idade Média" possui cores, roupas e uma sujeira bem características, diferente da Antiguidade Clássica, onde todas as ruas são limpas e as roupas são brancas. Só que não.

Na minha cabeça, é como se o sistema de saneamento básico dos romanos - tão grandiosamente ilustrado pelos seus aquedutos e banhos- sofresse a hecatombe que culminou naquela porcaria generalizada da Idade Média.  É claro que isso não aconteceu de verdade, aconteceu apenas na nossa representação incoerente desses passados.

Chegamos então em Game of Thrones e nos filmes e séries que constroem uma ficção sobre uma imagem do passado.  O rústico nessas narrativas aproxima-se ao "medieval", com suas armaduras, dragões, e falta de higiene, o que é compreensível devido à temática de fragmentação e batalhas.

O problema é que essa produção de imagens conturba o passado que aconteceu, ou que não aconteceu mas foi acontecido nas narrativas que chegaram até hoje.  Falseia o passado pela utilização de elementos que o identificam e reforçam inverdades.

Droga, digo, Drogo.

O efeito positivo é fazer as pessoas gostarem de História?  Duvido, gostam mesmo de novela.  Mas, para mim, a realidade sempre foi mais estranha e interessante que a ficção.  Quer intriga, poder, sexo e batalhas? Basta estudar os Medici e passar uma vida inteira tentando separar os fatos das ficções.

Ah, a vida deles também virou um filme.

2 comentários:

  1. https://emais.estadao.com.br/noticias/tv,fas-apontam-copo-de-cafe-do-starbucks-em-cena-de-game-of-thrones,70002817482

    ResponderExcluir
  2. Na Alemanha, aficcionados por "jogos virtuais medievais" foram encontrados mortos. A arma usada foi uma besta e os motivos ainda não foram esclarecidos.

    Não preciso dizer que não há "jogos virtuais medievais". Lamento pelas pessoas mortas, pelas representações e pelo falseamento do passado.

    ResponderExcluir