O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 2 de maio de 2020

Lembrar Leonardo (da Vinci) - 2 de maio de 2020

Lembro que faleceu em 2 de maio de 1519.

Para mim, ele é a definição de imortal porque é reiteradamente lembrado.  Acho que não há uma semana sequer em que não veja ou ouça algo sobre Leonardo:

O pintor
O engenheiro
O retrato
O abduzido (?)
Mestre secreto do tempo
Mestre de obscuras ordens secretas

Lembrado por tantas obras e de tantas formas.

Em seus cadernos sempre escrevia apelos a si mesmo - "diga-me", "diga-me", "diga-me se alguma coisa já feita" - e as suas impressões.   Disse uma vez que, embora achasse que estava aprendendo a viver, na verdade estava aprendendo a morrer.

Seus cadernos - preciosos scrapbooks (cf. https://direitoamemoria.blogspot.com/2019/01/scrapbook.html)- trazem todo tipo de invenções, descobertas, pensamentos.  Tantas formas de expressão de uma pessoa curiosa, angustiada, inteligente, trabalhadora.  Um ser humano normal, mas extraordinário.

Ele nasceu em 15 de abril (1452) e em 02 de maio, após aprender a viver e a morrer, virou História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário