O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 21 de novembro de 2010

YALE VAI DEVOLVER RELÍQUIAS DE MACCHU PICCHU AO PERU

"sábado, 20 de novembro de 2010 09:54 BRST Imprimir[-] Texto [+] LIMA (Reuters) - O governo do Peru informou que a universidade norte-americana de Yale concordou em devolver milhares de artefatos retirados do sítio arqueológico de Machu Picchu no início dos anos 1900, encerrando um longo período de disputa. De acordo com o Peru, cerca de 40 mil artefatos, incluindo jóias, ossos e cerâmica das ruínas montanhosas dos incas estão em poder da influente universidade norte-americana. O presidente peruano, Alan García, disse na televisão estatal que ele negociou o acordo com a universidade e que as peças começarão a ser devolvidas a um dos principais pontos turísticos da América do Sul no início de 2011. "O governo peruano está agradecido por essa decisão e reconhece que Yale conservou as peças, que poderiam ter parado em coleções particulares ou até se perdido, e reconhece as pesquisas realizadas nesses anos", disse ele na noite de sexta-feira. Um porta-voz de Yale não se pronunciou sobre a notícia. Os artefatos foram retirados do Peru depois que um pesquisador graduado em Yale, o explorador norte-americano Hiram Bingham, redescobriu Machi Picchu em 1911. O Peru alega que os objetos foram emprestados à universidade por 18 meses, mas que nunca foram devolvidos. García enviou uma carta ao presidente norte-americano, Barack Obama, na semana passada pedindo ajuda para conseguir as peças de volta. (Reportagem de Marco Aquino e Terry Wade)". Fonte: http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE6AJ00X20101120. TRATA-SE, aparentemente,de restituição e não de retorno, visto que foi violado o prazo para a devolução das peças. Logo, a permanência na Universidade de Yale seria indevida. O desenrolar desta estória muito me interessa porque o Brasil também tem peças históricas, pré-históricas, arqueológicas e muitos fósseis espalhados pelos museus, universidades e coleções particulares pelo mundo afora, e que deveriam ser restituídos ou retornados.

6 comentários:

  1. Fabi, de qual prazo vc fala?

    Trata-se d prazo especifico p essas obras q deixaram o Peru, ou um geral previsto em Tratado?

    E se essa diferença exite, poder-se-ia falar em devolução compulsoria decorrido o tal prazo? E com ele, nasceria um "direito de ir buscar"?

    Rapai, esse estoria é muito bonita mas complicada de aplicar, visse! Como perguntaria um amigo meu das bandas daqui: Tenho a impressão q madame està sustentando propositos subversivos...!

    Vê bem, se essa moda pega, além de um andar a menos no museu do Louvre (p.ex.) vai ter Estado indo bater na porta de turista q passeaou na Feirinha de Boa Viagem.

    Nem aquele muro da sala de dona Iraceme estaria a salvo, minha senhora! Pense bem!

    ResponderExcluir
  2. Falácias, falácias.
    é claro que há um juízo de razoabilidade, conforme a importância do bem cultural para a identidação, à ação e à MEMÓRIA dos povos formadores da sociedade brasileira, conforme preceitua o artigo 216, caput, da CF/88.

    Madame não está sustentando propósitos subversivos. Madame só quer ver a lei ser cumprida...

    A solução é casuística: vai ser necessário verificar a importância do bem. Mas, note: pode ser que em 2010 esta geração não considere o bem importante e não o reivindique.
    No futuro, teoricamente, as gerações vindouras poderão fazer outro juízo, e reivindicar o retorno de todos os bens vendidos na feirinha de artesanato, ou em exposição no Museu do Louvre (hipoteticamente falando...);)

    Não há limite para as pretensões futuras...

    ResponderExcluir
  3. Ei, tua enquete dá errado visse. Rui Barbosa TAMBÉM foi ministro.

    ResponderExcluir
  4. Albino, na enquete, o verbo ser està no presente. Rui "é" uma avenida; unica resposta possivel hoje.
    As outras três possibilidades seriam corretas se a pergunta usasse o verbo ser no passado...
    Mas morreu, tà morto! Eu disse isso pra doutora. Mas ela insiste em fazer cascas de bananas desse tipo.

    Somente pra fazer o mal aos aluninhos bem intencionados e estudiosos.

    E a pedagogia do amor que ela aprendeu naquela faculdade crista?
    Ah,foi pro beleléu!

    ResponderExcluir
  5. Essa foi insuperável. Admito, ó mestre, minha limitação na concepção de frases de trocadilhos...

    ResponderExcluir
  6. Segundo essa reportagem (http://www.bbc.com/news/world-latin-america-20307487), os artefatos foram devolvidos pela Universidade.

    ResponderExcluir