O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 18 de abril de 2012

Herói brasileiro: o que significa isso?

O que é um herói?

É uma pessoa que realizou feitos extraordinários, e por isso é reconhecida como alguém especial. Mas também pode ser aquele que vivenciou ou exerceu virtudes e valores apreciados pela comunidade.
Os santos também são celebrados por isso, mas os heróis não têm o caráter religioso e nem precisam fazer milagres.

No Brasil, os heróis são declarados por Lei ordinária, que determina a inscrição dos seus nomes em um livro de registro específico, chamado de "Livro dos Heróis da Pátria". Ou seja, é o Poder Legislativo (Congresso Nacional) quem cria os nossos heróis (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/03/os-herois-do-brasil.html.

Mas o que significa ser herói no Brasil?

- Alguns ganham um dia memorial, mas nem todos;
- Alguns  possuem um culto memorial próprio, e outros não;
- Alguns são conhecidos da população e outros, não.

Estou fazendo uma análise sobre os heróis brasileiros, sem data para ser concluída, mas já parto da hipótese de que eles não cumprem o seu papel de modelo de virtude para a nossa população.

Observem o caso de Tiradentes.  Por que ele se tornou herói?

a) Porque lutou pela independência do Brasil, e contra o "jugo colonial português";
b) Porque não traiu os amigos;

Na verdade ele não é um herói, é um mártir, porque sofreu e morreu pelas suas opiniões. Aliás, esse raciocínio também foi utilizado para considerar Frei Caneca como herói nacional, quando na verdade foi um mártir.

Há muita polêmica (não do ponto de vista jurídico, surpreendentemente) quanto ao caráter heróico de Tiradentes, e muito se fala de que esse constructo republicano não tem legitimidade.  Ou seja, Tiradentes não foi herói em sua época, e não o é agora, e a adoração de sua figura prende-se muito mais à semelhança com Jesus Cristo, do que pelo apreço de seus atos.
Mas ele foi declarado herói por Lei, e Lei cumpre-se.  
A questão é saber como dar efetividade à Lei que cria heróis. Quais são seus efeitos práticos? Aparentemente a  função dessa legislação é meramente simbólica e declaratória, mas deveria instituir um procedimento para garantir o ensino pelo exemplo, porque afinal de contas é para isso que existem os heróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário