O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 20 de outubro de 2012

Esquecendo um grande amor passo a passo (2)

Não existe uma receita para esquecer, mas procedimentos que podem ser utilizados para superar um amor mal-sucedido (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/01/receita-para-esquecer-um-grande-amor.html).

O primeiro passo, sem dúvida, é terminar a relação amorosa, como analisamos no post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/02/esquecendo-um-grande-amor-passo-passo-1.html.  O término pode ser discreto ou com estrépito, mas deve ser definitivo.

Nada impede de, terminada a relação amorosa, os indivíduos continuarem outras espécies de relação social benéfica. Esse tipo de relacionamento positivo e duradouro, em que o amor se transforma em amizade, é uma construção que exige esforço e compreensão, e raramente dá certo.

Vamos pensar na regra, e não na exceção.  A regra é que alguém vai se sentir abandonado e rejeitado com o término da relação, e por isso precisa superar o grande amor.

O segundo passo é o desapego. E desapegar-se é um complexo de atos simultâneos e sucessivos que vão desde excluir objetos (memorabilia) do indivíduo, passando por diversão de foco (pensar em outras coisas), até a associação do indivíduo com coisas desagradáveis.

Embora eu pessoalmente não goste dessa última técnica (porque às vezes a associação reforça a memória em outros aspectos), reconheço que funciona para desgostar. É mais efetivo, entretanto, identificar o motivo que levou ao fim do relacionamento pois, afinal de contas, se acabou é porque não  estava bom.

Às vezes não existe um motivo.  Então o motivo será o conjunto da porcaria de relação que vocês tiveram juntos.

Quando é que alguém sabe que o processo de desapego terminou?  Quando a lembrança não produz mais sintomas.

2 comentários:

  1. Complementando:

    Quando a lembrança so vem de forma involuntaria e por força exterior e não produz quaisquer sintomas, nem os de antes, nem novos, tal q o desprezo.

    Vai tu primeiro!

    ResponderExcluir
  2. Muito importante: devemos evitar fazer isso que aparece no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=QD3vrUPKEco&src_vid=AiQMUhBPjTk&feature=iv&annotation_id=annotation_3838595369.

    ResponderExcluir