O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 28 de outubro de 2012

Penico

Penico é um utensílio doméstico em extinção, e também é conhecido como urinol. Distingue-se de outros objetos com a mesma finalidade, por exemplo as aparadeiras e comadres, devido à sua forma característica e pelo fato de exigir do usuário uma certa flexibilidade.

As aparadeiras são utilizadas em hospitais e residências para permitir aos doentes fazer suas necessidades fisiológicas enquanto deitados.  Já os penicos, que eram (são) guardados embaixo da cama, exigem que a pessoa se levante, coloque os seus pés no chão frio, o que certamente aumenta a vontade de urinar, abaixe-se e dobre-se para apanhá-lo embaixo da cama, o que certamente precipita qualquer vontade que se guardaria para o penico.  Além disso, exige uma certa flexibilidade corporal já que a pessoa tem que se abaixar e sentar, mirando em um objeto relativamente pequeno.

Talvez por tudo isso, somado a um certo desprezo, o uso dos penicos está decrescendo, e hoje está praticamente restrito aos bebês. Penico não é "troninho" e não é aparadeira, mais respeito.

Recentemente tentei  comprar um penico para adultos, e não encontrei nenhum.  Gostaria de encontrar um daqueles feitos da ágata, de preferência novo, porque se for usado vou ficar pensando o tempo todo nas experiências passadas do objeto, e não vou gostar nada.

Antigamente, quando os banheiros ficavam fora das casas, os penicos facilitaram muito a vida das pessoas.  Acho importante prestar uma homenagem a esse objeto, continuando a usá-lo. Não concordo que as bacias do aparelho (também conhecidas no Brasil como "privadas" ou "patentes") substituíram os penicos, e acredito que há espaço para todos, inclusive para as latrinas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário