O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 15 de dezembro de 2012

O buraco é mais embaixo

Essa é outra expressão intraduzível da língua luso-brasileira, que se junta às analisadas anteriormente "Grilo na Cuca" (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/03/grilo-na-cuca.html)  e  "Levar sereno" (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/07/levar-sereno.html).

Diz-se: "Comigo o buraco é mais embaixo" ou "está mais abaixo".  Advertimos, de cara, que surpreendentemente essa expressão não possui qualquer conotação sexual, embora eventualmente até possa ser utilizada para oferecer algum tipo de diretriz ou orientação.

Não consegui ainda descobrir a origem dessa expressão (se alguém souber, por favor, me ensine), mas identifiquei alguns possíveis significados e usos:

- Quando alguém avalia mal uma situação e precisa corrigir a sua conduta (contribuição de Robinson), é advertido que "Comigo o buraco é mais embaixo".  Esse erro de avaliação exige que alguém se esforce mais, corrigindo o comportamento anterior.

- Basicamente, tenho o mesmo entendimento e talvez isso tenha um aspecto regional. Quando se diz que o buraco é mais embaixo, me parece que o interlocutor deve se abaixar (esforçando-se mais) e em ato de submissão, o que indica que o seu comportamento deve ser conformado e adaptado a uma situação de prevalência do dono do buraco inferior.

Por exemplo: Se alguém faz desaforo ao sujeito A e ele não aceita, ele diz que o buraco dele é mais embaixo e o sujeito Y tem que mudar o seu comportamento.

- Identifiquei também a possibilidade de, sendo mais embaixo, é mais difícil de entrar nesse buraco, o que figurativamente pode ter relação com algum tipo de regulagem.

E por que estou pensado sobre isso hoje?  O que anda pela minha cabeça?  Não faço a menor idéia. Só sei que comigo o buraco é mais embaixo.




4 comentários:

  1. Quando o buraco é mais embaixo, ai são outros quinhentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é...Esse negócio de "outros quinhentos" merece também alguma reflexão. Por que será que se fala isso?

      Excluir
    2. Quando digo que meu buraco é mais embaixo quero dizer que não me substime, quero dizer que comigo é diferente melhor não provocar.

      Excluir
  2. Qualquer explicação não se completa. todas são evasivas por não darem o sentido perfeito do dito popular. É uma expressão literalmente da anatomia humana da mulher, pois ela tem dois orifícios no órgão genital. Numa relação íntima o rapaz , virgem por sinal, tentava a introdução pelo canal acima( da uretra) foi quando surgiu a expressão "o buraco é mais embaixo" esse é o único e legítimo nascedouro do dito pois ele é plenamente identificado com o acontecimento. Qualquer outro é evasivo. Não se sustenta.

    ResponderExcluir