O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 8 de dezembro de 2012

Rogar praga

"Rogar praga", imprecar, significa desejar  um mal futuro a alguém, lançando-lhe palavras e gestos agourentos, prática social essa que parece em extinção.

Não se trata de ser vidente, antecipando o mal prescrito.  Mas de desejar um mal a alguém, conjurando malefícios.

Pensando melhor, acho que não está em extinção, apenas foi empobrecida através de um reducionismo injustificável.  Se antes as pragas eram as mais variadas, e dependiam do furor do momento e da personalidade do imprecador, agora elas se reduzem a basicamente duas formas: vá se f... ( e suas variantes,  por exemplo, quero que se f...) e vá para a ... (e suas variantes, lugares sempre muito ruins).

Como rogar praga é um costume antigo, mas não é positivo, esse post não tem a intenção de revitalizar a prática, mas tão somente de fazer um registro. 

8 comentários:

  1. Eu vou botar teu nome na macumba
    Vou procurar uma feiticeira
    Fazer uma quizumba
    Prá te derrubar
    Oi, Iaiá!

    Você me jogou um feitiço
    Quase que eu morri
    Só eu sei o que eu sofri
    Deus me perdoe, mas vou me vingar

    Eu vou botar teu retrato num prato com pimenta
    Quero ver se você "güenta" a mandinga que eu vou te jogar

    Raspa de chifre de bode
    Pedaço de rabo de jumenta
    Tu vai botar fogo pela venta
    Comigo não vai mais brincar...

    Asa de morcego
    Corcova de camelo prá te derrubar
    Uma cabeça de burro prá quebrar o encanto do teu patuá...

    Olha, tu podes ser forte
    Mas tens que ter sorte prá te salvar

    Toma cuidado comadre,
    Com a mandinga que eu vou te jogar...

    ResponderExcluir
  2. Vixe...É disso que eu estou falando, rogar praga com sofisticação.

    ResponderExcluir
  3. Olha outra boa, Denise:

    "Para aquele que rouba livros ou toma emprestado e não devolve um livro de seu dono, que o livro se transforme em serpente em suas mãos e o envenene. Que seja atingido por paralisia e todos os seus membros murchem. Que definhe de dor, chorando alto por clemência e que não haja descanso em sua agonia até que mergulhe na desintegração. Que as traças corroam suas entranhas como sinal do Verme que não morreu. E quando finalmente for ao julgamento final, que as chamas do Inferno o consumam para sempre".

    Inscrição na biblioteca do Monasterio de Sao Pedro em Barcelona. Nunca fui lá. Estou reproduzindo por indicação de Flávia...

    ResponderExcluir
  4. Entendi. A referência ao "verme que não morre", que praga acima transcrita faz, é uma sinalização de que se trata do inferno. Cf. Marcos 9:48, no Novo Testamento.

    ResponderExcluir
  5. Se rimasse, essa praga poderia até ser confundida com um poema de Augusto dos Anjos.

    ResponderExcluir
  6. Essa praga foi rogada aos nordestinos e cariocas como efeito da reeleição da presidenta Dilma Rousseff em 2014:

    "Desejo do fundo do coração que sejam tomados pela desnutrição, que seus bebês nasçam acéfalos, que suas crianças tenham doenças que os médicos cubanos não consigam tratar, que o ebola chegue no Brasil pelo Nordeste e que mate a todos! Só outra arca de Noé para dar jeito!".

    Fonte: http://boainformacao.com.br/2014/10/mulher-deseja-que-o-ebola-chegue-no-brasil-pelo-nordeste-e-que-mate-a-todos/

    ResponderExcluir
  7. "Você há de rolar como as pedras
    Que rolam na estrada
    Sem ter nunca um cantinho de seu
    Pra poder descansar" (Vingança, Lupicínio Rodrigues)

    ResponderExcluir
  8. "Você que inventou a tristeza
    Ora, tenha a fineza
    De desinventar
    Você vai pagar e é dobrado
    Cada lágrima rolada
    Nesse meu penar" (Chico Buarque)

    ResponderExcluir