O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo (2013): o primeiro ano do resto da Humanidade

2013, o ano em que a Humanidade sobreviveu ao fim do mundo.  Que ano interessante foi 2012...  Será que chegamos ao fim das profecias?

Bem, das profecias apocalípticas pode até ser, embora particularmente tenha uma opinião bem específica (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/08/memoria-e-apocalipse.html).  Acredito que o fim do mundo (de qual dos mundos?) realmente aconteceu, mas não através de um único evento.  O "fim de mundo" é o processo gradual de mudanças, e acredito que definitivamente estamos preparados para adotar modelos de produção econômica mais sustentáveis.

É isso que eu desejo para 2013: o início de mudança da mentalidade que criou um mundo poluído, pobre, que sacrifica os recursos naturais nos altares da ganância. Dramático? Pode até ser...Mas é exatamente assim que eu interpreto a profecia maia.

Diferentemente do ano anterior  (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/12/ano-novo-2012-passado-presente-e-futuro.html), não farei uma retrospectiva.  Vou focar minha atividade no último dia deste ano para planejar 2013:  algumas ações se repetem todo ano (perder peso, estudar mais, praticar esportes), mas definitivamente eu tenho que encontrar uma atividade - passatempo, se preferir chamar assim - totalmente diferente do que faço usualmente.

Acredito firmemente que essas atividades diferentes, mesmo que sejam bem simples como usar a outra mão, andar de ré, ou alterar pequenas rotinas, são fundamentais para a saúde do cérebro e contribuem para a melhoria e permanência da memória.

Enfim, de tudo que eu planejar para 2013 é sempre bom seguir o conselho de Nietzsche: "devemos ter uma boa memória para sermos capazes  de cumprir as promessas que fazemos".

Desejo a todos que comemoram o Ano Novo hoje, um feliz Ano Novo.  Para aqueles que não comemoram agora, sintam-se convidados e cumprimentados quando a oportunidade  chegar.

Próspero Ano Novo e boas festas!


6 comentários:

  1. A pessoa até jà desistiu de prometer que ia começar a praticar um esporte.... Agora sim é o fim do mundo!

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente achei o meu esporte: caminhar. É ótimo, você vai no seu ritmo e pode passar o dia todinho fazendo.

    Vou caminhar muito em 2014 e , se possível, em lugares bonitos como a Chapada Diamantina. Esse ano promete ser muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2017 foi o ano em que peregrinei a Santiago de Compostela pela primeira vez. Caminhar é preciso.

      Excluir
  3. Durante as festividades de fim de ano (2014) não sei porque foram reprisados os programas de fim de mundo 2012. É bem interessante ver todas aquelas pessoas falando "2012" com cara solene e assustada, lembrando dos maias apenas por causa do calendário e da interpretação midiática que lhe foi dada.

    Ultrapassado o temido marco de 21/12/2012, achei que chegaríamos ao fim das profecias, mas me enganei redondamente. O que eu percebi é que profetizar é uma atividade humana (ainda que por vezes tenha inspirações divinas) muito apreciada, e a diferença para os tempos antigos é que agora qualquer pessoa se dá o direito de profetizar o fim do mundo: cientistas (e seus meteoros e desmentidos), os artistas, os loucos interessantes de todo gênero, e até a dona de casa que está aprendendo a manejar as redes sociais.

    ResponderExcluir
  4. 2017 foi um ano muito interessante do ponto de vista individual, e muito confuso do ponto de vista coletivo. Espero que o cenário melhore, enquanto nós continuamos a fazer a nossa parte. 2018 será, definitivamente, um ano muito interessante, e espero que também cheio de saúde e felicidade.

    Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. 2018, um ano para ficar na memória. Passei esse ano tentando me organizar, e tenho planos interessantes para 2019, essa grande incógnita. Estejamos bem e sejamos felizes.

    ResponderExcluir