O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 29 de maio de 2014

Direito de ser sepultado X cremação

Se for verdadeira, essa notícia é de partir o coração: http://oglobo.globo.com/mundo/idosos-chineses-se-matam-para-nao-serem-cremados-12631819

A questão do direito ao sepultamento conforme as próprias crenças é muito delicada, porque determina e organiza o futuro do falecido, e consequentemente a maneira como será lembrado, marca a sua posição na sociedade e também afeta a família. Aparentemente, a tradição determina que os chineses devem ser inumados, e não cremados, e mudar abruptamente os costumes em um tema tão importante pode realmente trazer consequências sociais graves.

Aqui onde vivemos os costumes funerários também estão mudando, porém gradualmente.  No post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/03/beber-o-morto.html comentávamos que o ritual do velório está mudando e se tornando cada vez mais rápido e impessoal, e algumas práticas já desapareceram ou estão em vias de extinção, como as carpideiras (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/01/carpideiras.html.

É importante garantir o direito de ser sepultado segundo as próprias crenças, dar às pessoas a chance de fazer o que é "certo" e necessário para fechar a existência da pessoa falecida, sem o que a sua biografia restará inconclusa, com prejuízo para a memória individual do falecido e dos vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário