O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 30 de agosto de 2014

Resgatando xingamentos antigos (20): Lheguelhé

Lheguelhé é um xingamento muito interessante porque:

a) Nós temos poucas palavras na Língua Portuguesa que começam com "lh". Por exemplo, lhama, lhano e seus derivados e os pronomes lho e lhe.

b) Se esse caráter raro já não bastasse para conferir-lhe importância, a palavra lheguelhé também tem uma grafia engraçada e um som esquisito que, por si só, já é capaz de demonstrar desprezo.  Ela parece uma palavra que deu errado, e alguém decidiu deixar assim mesmo porque o sujeito que ia ser xingado não valia o trabalho de consertá-la.

c) Lheguelhé é um substantivo masculino que significa "zé -ninguém", um mequetrefe (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/09/resgatando-xingamentos-antigos.html). 

No dicionário, vi que a referência era a um "joão-ninguém", que é uma expressão que eu não uso.  Aqui no meu rincão nós chamamos o lheguelhé de "zé ninguém".  Fiquei na dúvida entre qual dos dois é mais sem importância, já que ambos foram homenageados com canções: Noel Rosa cantou o "joão ninguém" (https://www.youtube.com/watch?v=YoqB8pjR0uk) e o grupo Biquini Cavadão homenageou o outro (https://www.youtube.com/watch?v=rc5Wofp_FC0).

Acho que o zé-ninguém está numa situação pior.

Modo de usar:  Sai da frente, lheguelhé! Sua existência atrapalha o funcionamento do mundo.

Um comentário:

  1. No filme "Cine Holliúdy 2: a chibata sideral" esse xingamento foi resgatado como o nome de um personagem. Muito obrigada.

    ResponderExcluir