O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 31 de agosto de 2014

Dieta paleolítica?!

Parece que emagrecer tem sido a grande preocupação e conquista da civilização ocidental deste último século. Toda revista feminina, toda semana, traz matérias sobre como emagrecer, os avanços da cirurgia plástica e métodos para escravizar o parceiro/a.

Nesta semana uma das dietas da moda chamou a minha atenção, porque pretende retomar hábitos alimentares há muito esquecidos: a dieta paleolítica.  Em síntese, pretende-se excluir do cardápio diário aqueles alimentos aos quais o corpo humano ainda não se acostumou, como açúcares refinados e produtos industrializados, retomando o consumo de alimentos mais naturais.

A chamada "dieta das cavernas" promete uma alimentação mais saudável, como se pode ver nesse link: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dieta-das-cavernas-aposte-no-cardapio-e-emagreca-12-kg-em-30-dias/4216.

Certo, a idéia de excluir produtos industrializados e com conservantes é ótima. Só acho um pouco demais dizer que isso é uma dieta paleolítica porque, certamente, os homens daquela época não tinham tanta variedade de alimentos que o cardápio do exemplo acima exigia, e dificilmente fariam seis refeições.  Como dependiam do ambiente e da sorte para se alimentarem, eventualmente podiam ficar algum dia sem comer, situação não contemplada nos cardápios que eu vi.

Enfim, mesmo não sendo paleolítica (como poderia, se os próprios alimentos mudaram ao longo do tempo?), a idéia de reduzir o consumo de alguns tipos de alimentos, especialmente aqueles com conservantes, pode até fazer bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário