O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 10 de agosto de 2014

Tatuagem e Memória (3)

Refletimos sobre o caráter memorial das tatuagens no post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/01/tatuagem-e-memoria.html, e também como às vezes tudo pode dar muito errado http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/07/tatuagem-e-memoria-2-pessimas.html.

Mas a tatuagem também pode ser uma forma de registrar e promover bens culturais.  Olha o exemplo das tatuagens do meu irmão:



 


Essas  são as famosas "Estatuas de San Augustín", en Colombia.  Algumas foram roubadas e estão em processo de restituição, cf. http://www.lanacion.com.co/index.php/actualidad-lanacion/item/237275-estatuas-robadas-de-san-agustin-que-regresaran-al-pais.  Para contribuir com a restituição, há até uma petição dirigida ao governo colombiano: https://www.change.org/es/peticiones/que-nos-devuelvan-las-estatuas-de-san-agust%C3%ADn.

O meu irmão é escultor, já postei algumas de suas obras aqui no blog, e desenvolveu uma relação afetiva tão forte com esses bens culturais que resolveu tatuá-los, não é interessante? Isso, sim, é apropriar-se dos bens culturais.

 Não conheço mais ninguém que tenha tatuado monumentos, mas já comecei a procurar.

2 comentários:

  1. Talvez a minha opção fosse por bens imateriais. A representação de uma celebração ou manifestação cultural interessante.

    ResponderExcluir