O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 11 de abril de 2015

Três por quatro

Ontem estava conversando e disse que, "no Brasil, a lei é desrespeitada a três por quatro".

O meu marido deu uma risada e perguntou o que significava a expressão "três por quatro".  Ele sempre dá uma risada com expressões desconhecidas e intrigantes que identifica.  Falei um pouco sobre nossas maluquices no post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/08/coisas-que-nao-fazem-sentido.html .

Uso a expressão "a três por quatro" para dizer que uma coisa é freqüente (sim, ainda uso o trema) e corriqueira. O que eu quis dizer é que a lei é frequentemente desrespeitada no Brasil.

Essa expressão aparece na música Partido Alto, que adoro na voz de Cássia Eller (https://www.youtube.com/watch?v=3BbxzwCEb-E):

Deus me fez um cara fraco
desdentado e feio
Pele e osso, simplesmente
Quase sem recheio
Mas se alguém me desafia
E bota a mãe no meio
Eu dou porrada a três por quatro
E nem me despenteio
Porque eu já tô de saco cheio.


Mas de onde vem o "três por quatro"?  Encontrei algumas explicações, afirmando que é sinônimo de "três por dois", e que significaria fartura, continuidade, e supostamente seria sinônimo de "a dar com o pau".

Nessa acepção, de sinônimo de "três por dois", talvez seja uma inflação brasileira da expressão italiana "Ogni tre per due".

Vou continuar procurando para saber se três por quatro é sinônimo de três por dois, e se for, vou trocar seis por meia dúzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário