O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 17 de maio de 2015

Aniversário do blog "Direito à Memória":reflexão do lustro

Hoje, dia 17/05/2015, o blog "Direito à Memória" completa cinco anos - um lustro!- porque nessa data publiquei o primeiro post (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2010/05/capitulo-1.html).

O motivo pelo qual decidi criar este blog, mesmo sem ter a menor idéia do que era isso, foi continuar a refletir sobre o tema memória e o direito correspondente, que tem preenchido a minha existência nas últimas décadas, em um lugar específico e próprio para refletir, manifestar minhas opiniões e discutir com quem se interessa pelo tema.

Esse blog é o meu edifício da memória, o meu locus.  Percorro os seus corredores e labirintos, vou aos marcadores como se fossem cômodos e aí posso reler e relembrar idéias, fatos, comentários.  Podemos acompanhar situações que se protraem no tempo, como a Revolução (será?) no Egito, o processo de queda de Kadhafi, ou apenas deixar o pensamento vagar através dessas diversas possibilidades que a memória admite: patrimônio material, imaterial, memórias individuais de sentimentos, impressões, viagens.

É também uma chance de olhar o que acontece à minha volta, no Brasil e em outros lugares e povos, e tentar entender comparativamente algumas experiências.  Tento entender e explicar a minha circunstância a partir da experiência da "mesma Humanidade noutros pontos", como diria Fernando Pessoa, e também noutros tempos.

Confesso que não é tarefa fácil, a realidade é diversa e complexa demais, e certamente não vou conseguir encontrar hipóteses, teorias e doutrinas que a expliquem satisfatoriamente, porque "a Arte é longa e a vida é breve". O que importa é a busca, não necessariamente o resultado, e a memória dá o conforto da continuidade.

Um lustro é uma ótima oportunidade para comemorar e refletir.  Nesse tempo,  e 885 posts depois, fiz tantas coisas, vi tantos lugares, pessoas diferentes e interessantes, todas essas experiências processadas e transformadas em memórias que enriquecem o indivíduo.  Ainda me interessa escrever e pensar aqui, e o blog já se incorporou na minha rotina diária, mesmo que não publique posts todos os dias por questões de tempo e inspiração.

Quando vejo alguma notícia pertinente, a minha primeira idéia é discuti-la aqui, como faço na sala de aula. Os meus amigos e familiares também se envolveram e sempre me dão indicações do que poderia postar, e percebo que alguns temas suscitam bastante interesse e , espero, também questionamentos e reflexões.

Neste aniversário, gostaria de agradecer especialmente àquelas pessoas que intencional ou acidentalmente visitam o blog.  É muito bom perceber que a memória é tão importante e suscita interesse para tanta gente.

Um abraço,

Fabiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário