O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Monumentalização como impulso

A memória é uma necessidade pós-material, espiritual, dos indivíduos e grupos e nem por isso é menos importante.

Existe uma vontade de preservar, que faz o ser humano desenvolver tecnologias de registro, como áudio, vídeo, a escrita,  e um dos seus efeitos mais interessantes é o ato de criar monumentos intencionais. Há um impulso de monumentalização, de marcar tempos e lugares com vestígios materiais capazes de comunicar idéias e valores, para que sejam transmitidos às gerações futuras.

Quem cria e por que são criados monumentos? São perguntas básicas quando queremos entender o (s) significado (s) de um marco dessa natureza.

Percebo que o Estado, como organização política, sempre teve um grande impulso monumentalizador.  Geralmente, os governantes da ocasião criavam monumentos para perpetuar a própria memória ou daqueles que lhe deram apoio.  Por essa razão o instituto da damnatio memoriae foi frequentemente utilizado para apagar vestígios políticos.

De toda sorte, percebo que no Brasil o impulso monumentalizador público e intencional não é muito notável.  Entre nós a prática mais comum é de nomear logradouros ou revestir monumentos privados de interesse público.  Mas também é possível ver outras espécies de monumentos públicos como edifícios, bustos e esculturas, de personagens importantes para a Política, Arte, Religião, e até mesmo em homenagem àqueles cuja duvidosa biografia não indicam o merecimento, como ocorre com Lampião.

Por que Lampião merece uma estátua, e por que Getúlio Vargas é herói nacional?  Certamente para algum grupo social esses personagens possuem significados que os torna merecedores de marcos memoriais.

Entretanto, há também monumentos privados, que podem nascer ou não com a finalidade explícita memorial.  As lápides e mausoléus são monumentos privados à memória individual ou familiar, além do que é possível transformar edifícios em museus e criar memorabilia.

A forma dessa monumentalização também muda, cada época expressa ao seu jeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário