O camino de Santiago de Compostela é uma experiência profunda, que deixa bolhas e lições: http://direitoamemoria.blogspot.com/2017/09/caminho-de-santiago-o-post-mistico.html.
Além das lições espirituais, que considero o exercício e consolidação de virtudes, aprendi coisas úteis que agora carrego comigo:
a) Viver com menos e melhor. Consumir menos e melhor. Desde Santiago, tenho me esforçado em reduzir tudo e melhorar tudo. Diferenciar o que é essencial para a sua vida é tão mágico, dá tanta clareza.
E quando desejo fazer alguma coisa que não é essencial mas dá prazer, a auto-indulgência também é mais consciente e prazerosa. Nada é automático, mas consciente, embora não necessário.
b) Aproveitar coisas simples. Quando voltei do Camino, o ato de sentar em uma praça e tomar água já era uma fonte de grande prazer.
Hoje saboreio tomar um café devagar, olhar uma paisagem bonita e conversar com as pessoas sem pressa de uma maneira que não fazia antes.
c) O fato de treinar para saber o que é necessário e fundamental me levou a fazer mochilas e malas com rapidez e precisão. Quando tenho que viajar consigo dimensionar corretamente o que preciso, e para mim sucesso hoje é utilizar apenas e tudo o que levar.
Minha bagagem hoje é de um tamanho ridículo. E a minha bolsa do cotidiano é mínima: um documento, um celular, alguns trocados e um cartão de banco.
d) Já gostava de viajar, mas depois do Camino adquiri habilidades incríveis para organizar e me adaptar em viagens. Estou pensando seriamente em testá-las em viagens mais longas e difíceis.
Sonho em conhecer a Mongólia e fazer caminhadas lá. Veremos.
e) Hoje, raciocino sem procrastinação. Se tenho alguma coisa a fazer - que considero como um caminho a percorrer - vou lá e faço. Pronto.
Outras postagens sobre o Camino:
http://direitoamemoria.blogspot.com/2018/02/refletindo.html
http://direitoamemoria.blogspot.com/2018/04/interagindo-com-estatuas.html
http://direitoamemoria.blogspot.com/2018/02/imagens-do-camino-o-inicio.html
http://direitoamemoria.blogspot.com/2018/03/imagens-do-camino-o-meio.html
http://direitoamemoria.blogspot.com/2017/09/camino-de-santiago-coisas-realmente.html
Desde lá, continuo percorrendo o caminho. Desejo voltar e o farei, assim que, e se, a normalidade voltar.
ResponderExcluir