Sábado é o meu dia preferido da semana, entre outras coisas, porque normalmente não preciso me apressar para sair de casa.
Hoje acordei lentamente e resolvi desjejuar com uma maçã. Enquanto eu a cortava em pequenos pedaços, lembrei que a maçã é considerada o fruto proibido, que permitiu aos homens a ciência do bem e do mal (lícito ou ilícito), a partir do que todos nos tornamos a priori imputáveis.
E eu me perguntava: se a maçã é o fruto proibido na Bíblia, será que existe alguma seita (sectum, de divisão apenas, sem juízos de valor), que proíba o consumo da maçã?
Sei que algumas proíbem o consumo de alguns alimentos, como camarão e outros frutos do mar, mas nunca soube de proibirem o consumo de maçã, fato que me parece, data venia, um absurdo interpretativo.
Afinal de contas, quem disse que o fruto proibido era uma maçã?
Vamos analisar o que diz a Lei:
Gênesis 2:9: E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
2: 16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
Gênesis 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis, capítulo 3 é uma das passagens mais interessantes. Descreve o pecado original e a sanção decorrente do descumprimento de uma ordem clara: não comerás o fruto da árvore localizada no meio do Jardim.
Observem que nada se proibiu quanto a comer folhas, fazer chá com a casca da árvore ou com suas raízes. Era só não comer o fruto e estava tudo certo.
A curiosidade da mulher foi instigada pela dúvida semeada pela serpente. "Será que realmente morrerás, se comer o fruto proibido?"
Por sinal, vale destacr que a defesa apresentada pelos comedores de maçã não foi muito boa.
Tirei algumas conclusões do meu desjejum:
a) A bíblia não fala que o fruto proibido é a maçã, e se existiu, provavelmente era outra coisa;
b) A memória coletiva nos ensina que o fruto proibido é a maçã. Quando e onde essa tradição começou? Não faço idéia. Gostaria muito de saber e penso que deve ser muito mais antiga do que a narrativa bíblica.
c) Embora exista uma memória muito bem sedimentada de que a maçã é o fruto proibido, na verdade ela não é proibida coisa nenhuma. Que eu saiba, ninguém proíbe o consumo de maçã.
d) Simbolicamente, o consumo de maçã poderia significar reviver o pecado original. Então, pequei.
e) A condição humana (nascer, morrer, sofrer, etc) decorre do pecado original, portanto da dúvida.
f) O Direito - a ciência do lícito e do ilícito - nasceu de uma maçã.
E por que eu parto a maçã para comer? Simplesmente porque não confio nos meus dentes e não uso pasta Corega (http://www.youtube.com/watch?v=dZUL8q_SqYg).
Era o figo ou o romã, pode procurar na Biblia a referência de que Adão depois de comer o fruto proibido se cobriu com uma folha da figueira. Eu lembro disso dos meu cursilho de catecismo.
ResponderExcluirAlias, esse é outro problema, pois a convenção quer que seja uma folha de parreira, mas a 'bribria' falava em figueira.
Acho que a resposta pra essa confusão deve estar na tradução latina do texto biblico e a expansão pro ocidente desse blabla todo que sofreu muitas influências.
Tu tens um dicionario de latim ai, não tem? Veja se a palavra maçã lembra outra, como por exemplo o gênero 'fruta' ou 'fruto'. Ou então 'romã', que tem uma semelhança de cor e tamanho com a maçã.
Eh um chute, mas tà valendo a aposta. Ah, e lembre-se tb q no mundo arabe o damasco é considerado um fruto de pecado, por causa da sua forma.
Vc tem q contar também com a contribuição das pinturas em igrejas. O cabra num ia pintar uma fruta que ele nunca viu, sacou?
Por isso que a gente vê em certas igrejas Adão e Eva comendo uva ou figo, por exemplo.
Perainda q eu vou fuçar pra ver se acho alguma coisa no Apocalipse :p
Tô lendo umas coisas aqui sobre o assunto... e rindo sozinha.
ResponderExcluirNão é hoje que eu vou jogar na loto. Passei longe no chute! Ahahaha!!