O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 11 de agosto de 2012

Fruto Proibido

Sábado é o meu dia preferido da semana, entre outras coisas, porque normalmente não preciso me apressar para sair de casa.

Hoje acordei lentamente e resolvi desjejuar com uma maçã.  Enquanto eu a cortava em pequenos pedaços, lembrei que a maçã é considerada o fruto proibido, que permitiu aos homens a ciência do bem e do mal (lícito ou ilícito), a partir do que todos nos tornamos a priori imputáveis.

E eu me perguntava:  se a maçã é o fruto proibido na Bíblia, será que existe alguma seita (sectum, de divisão apenas, sem juízos de valor), que proíba o consumo da maçã?

Sei que algumas proíbem o consumo de alguns alimentos, como camarão e outros frutos do mar, mas nunca soube de proibirem o consumo de maçã, fato que me parece, data venia, um absurdo interpretativo.

Afinal de contas, quem disse que o fruto proibido era uma maçã?

Vamos analisar  o que diz a Lei:

Gênesis  2:9: E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
2: 16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Gênesis 2:17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis, capítulo 3 é uma das passagens mais interessantes.  Descreve o pecado original e a sanção decorrente do descumprimento de uma ordem clara: não comerás o fruto da árvore localizada no meio do Jardim. 

Observem que nada se proibiu quanto a comer folhas, fazer chá com a casca da árvore ou com suas raízes.  Era só não comer o fruto e estava tudo certo.

A curiosidade da mulher foi instigada pela dúvida semeada pela serpente.  "Será que realmente morrerás, se comer o fruto proibido?" 

Por sinal, vale destacr que a defesa apresentada pelos comedores de maçã não foi muito boa.

Tirei algumas conclusões do meu desjejum:

a) A bíblia não fala que o fruto proibido é a maçã, e se existiu, provavelmente era outra coisa;

b) A memória coletiva nos ensina que o fruto proibido é a maçã.  Quando e onde essa tradição começou?  Não faço idéia. Gostaria muito de saber e penso que deve ser muito mais antiga do que a narrativa bíblica.

c) Embora exista uma memória muito bem sedimentada de que a maçã é o fruto proibido, na verdade ela não é proibida coisa nenhuma.  Que eu saiba, ninguém proíbe o consumo de maçã.

d) Simbolicamente, o consumo de maçã poderia significar reviver o pecado original.  Então, pequei.

e)  A condição humana (nascer, morrer, sofrer, etc) decorre do pecado original, portanto da dúvida.

f) O Direito - a ciência do lícito e do ilícito - nasceu de uma maçã.

E por que eu parto a maçã para comer?  Simplesmente porque não confio nos meus dentes e não uso pasta Corega (http://www.youtube.com/watch?v=dZUL8q_SqYg).

2 comentários:

  1. Era o figo ou o romã, pode procurar na Biblia a referência de que Adão depois de comer o fruto proibido se cobriu com uma folha da figueira. Eu lembro disso dos meu cursilho de catecismo.

    Alias, esse é outro problema, pois a convenção quer que seja uma folha de parreira, mas a 'bribria' falava em figueira.

    Acho que a resposta pra essa confusão deve estar na tradução latina do texto biblico e a expansão pro ocidente desse blabla todo que sofreu muitas influências.

    Tu tens um dicionario de latim ai, não tem? Veja se a palavra maçã lembra outra, como por exemplo o gênero 'fruta' ou 'fruto'. Ou então 'romã', que tem uma semelhança de cor e tamanho com a maçã.

    Eh um chute, mas tà valendo a aposta. Ah, e lembre-se tb q no mundo arabe o damasco é considerado um fruto de pecado, por causa da sua forma.

    Vc tem q contar também com a contribuição das pinturas em igrejas. O cabra num ia pintar uma fruta que ele nunca viu, sacou?

    Por isso que a gente vê em certas igrejas Adão e Eva comendo uva ou figo, por exemplo.

    Perainda q eu vou fuçar pra ver se acho alguma coisa no Apocalipse :p

    ResponderExcluir
  2. Tô lendo umas coisas aqui sobre o assunto... e rindo sozinha.

    Não é hoje que eu vou jogar na loto. Passei longe no chute! Ahahaha!!

    ResponderExcluir