O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Lembretes para um mundo melhor (2): a forma das campanhas políticas

Podem me chamar de ingênua, mas acredito que as eleições são um instrumento de transformação social.  O problema é acertar a mão na hora de votar, e ajudaria muito se as pessoas fossem mais ousadas e menos conservadoras na escolha dos candidatos:  aqui existe pouca alternância de poder porque sempre as mesmas figuras continuam a concorrer.

Ano após ano são os mesmos nomes. Dizendo melhor, os mesmos sobrenomes, porque a prática da política partidária aqui parece realmente ser hereditária.

Se é para transformar, então devemos começar mudando a forma de manifestação das campanhas. Não vou votar no candidato que não respeita o meio ambiente:

a) Suja a cidade com panfletos que só atendem ao seu interesse (nome, foto e número);

b) Provoca poluição sonora com a sua campanha, seja através de comícios (aqui chamados de "showmícios", imaginem), fazem jingles ruins (aquelas musiquinhas-chiclete), ou buzinaços de madrugada.

Acreditam que os correligionários de um candidato tiveram a cara de pau de promover um buzinaço ontem de madrugada?  Total desrespeito à lei do silêncio.

c) Promovem carreatas - procissão de carros -  em uma cidade que não suporta mais nenhum veículo, quanto mais os oito mil que ingressam todos os dias.

d) Os candidatos aqui vandalizam a cidade pintando muros, colando cartazes eleitorais em postes, é um pesadelo.

Observem que eu só estou falando da forma da campanha, nem do conteúdo ou da probidade do candidato eu estou tratando, mas juntos chegaremos lá.

Vou lembrar na hora de votar dos candidatos que não respeitam as leis ambientais e de ordenamento urbano.  Para mim, esses serão ostracizados: http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/11/resgatando-instituicoes-antigas.html

E se algum dia tiver a chance de falar pessoalmente com algum deles, vou dizer:  "sabe porque eu não voto no (a) senhor(a), porque V.Sa.(vossa senhoria) sujou a minha cidade no pleito eleitoral de _____(ano), e eu não esqueço".

4 comentários:

  1. Lembrete eleitoral: votar em candidatos com propostas concretas para a melhoria da qualidade de vida da população.

    ResponderExcluir
  2. Percebi que a campanha desse ano utilizou menos vandalismo, menos sujeira pelas ruas. Em compensação, a pichação tornou-se virtual. Foram utilizadas as redes sociais com táticas no mínimo anti-éticas de convencimento.

    ResponderExcluir
  3. Novamente metidos nessa estranha forma de fazer política. A bizarrice das eleições para vereadores acaba com o meu senso de humor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, e tem a questão do financiamento eleitoral, evidentemente. Caixa 2 não é uma invenção brasileira, nem é privilégio de determinado partido. A novidade é que o dinheiro público, por caminhos tortuosos, alimentou esse sistema.

    ResponderExcluir