O Brasil elegeu como marco comemorativo de sua independência de Portugal o dia 7 de setembro. Sobre essa data, confira o post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/08/7-de-setembro-o-dia-da-independencia-e.html.
Observo e acredito que a independência do Brasil, esse marco mítico de fundação da nossa nacionalidade, não é comemorado como deveria, apesar de integrar o comemograma oficial.
Percebo que há uma grande distância entre a celebração concebida pela legislação de referência, analisada no post acima citado, e pouco envolvimento dos cidadãos brasileiros que, definitivamente, não se apropriaram dessa festividade.
Por isso, desde o ano passado estamos em campanha permanente pela carnavalização da comemoração do Sete de Setembro :http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/09/campanha-pela-carnavalizacao-do-feriado.html.
Nesta data, iniciamos os procedimentos para a preparação dessa festa no blog, a exemplo do que ocorreu com o Dia de Tiradentes (21 de abril), que consistirão basicamente em:
1) Utilizar de vestimentas com as cores do Brasil na ocasião festiva;
2) Decorar da nossa residência com flâmulas e outros artefatos relativos à nação;
3) Diariamente, desta data até o dia 7 de setembro, declamar o hino nacional ao acordar, o que também é um ótimo exercício para a memória;
4) Confecção de obras de arte, artesanato, fotografias e vídeos sobre o tema para postar aqui no blog.
5) Alterar a cor do blog para verde bandeira.
Aceitamos sugestões de outras providências comemorativas.
Vamos começar os preparativos para o 7 de setembro de 2013.
ResponderExcluirVejamos...
ResponderExcluirIniciamos os preparativos para a comemoração do feriado da Independência em 2013.
Percebo uma grande diferença neste ano em relação aos anteriores. Ao contrário de usar as vestimentas com cores do Brasil (verde, amarelo, azul e branco), a primeira das providências citadas no post acima, convocaram a população a utilizar o negro.
Da última vez que convocaram a população a usar negro, ela atendeu para pedir o impeachment de Fernando Collor.
Gostaria de ver esse feriado mais apropriado pelas pessoas. Não gosto na maneira como é celebrado o marco.
ResponderExcluir