O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 22 de março de 2013

Beber o morto

Essa é uma tradição das mais antigas, que também está em vias de extinção.

O velório é um momento muito solene, de reunião e confraternização entre os vivos, para honrar o falecido e executar os preparativos para a destinação dos restos mortais.

Eram cerimônias longas, e por isso era costume oferecer comida e café para as pessoas que ficavam ao lado do morto, às vezes durante o dia e a noite.  Além do café, havia a tradição de oferecer bebidas alcoólicas, daí se dizer que "bebiam" o morto.

Portanto, beber o morto é tomar uma bebida alcoólica (geralmente cachaça, patrimônio imaterial http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/05/cachaca-patrimonio-imaterial-do-brasil.html) em homenagem ao falecido.  Algumas vezes, sob a influência do álcool ou da memória dos vivos sobre o falecido, o velório se torna até festivo, e recebe o nome de gurufim.

Antes de ingerir a bebida, havia o costume de "lavar o pé", lavar o próprio pé com um pouquinho da bebida, para afastar a morte do seu caminho.  Esse costume é parecido mas não se confunde com o ato de dar bebida ao "santo" (qual?), jogando um pouco da sua bebida (geralmente cachaça, patrimônio imaterial) no chão, que é uma forma geral de libação, para honrar a divindade.

 Nas grandes cidades os ritos funerários estão cada vez mais rápidos e impessoais.  Sendo praticamente instantâneos, não permitem mais a confraternização, o compartilhamento de memórias sobre o falecido, e não exigem mais que se ofereça comidas e bebidas.

Talvez em algumas cidades do interior e em alguns ritos religiosos essa tradição se mantenha. Mas, tal como as carpideiras (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/01/carpideiras.html), trata-se de um costume em vias de extinção.

7 comentários:

  1. Na última sexta-feira, dia 20/12/2013, faleceu o famoso cantor brasileiro Reginaldo Rossi, alcunhado de Rei do Brega. Conhecido por sua personalidade alegre e vida boêmia, o velório e sepultamento foram marcados por cantorias, homenagens, libações e brindes dos fãs em homenagem à sua memória.

    ResponderExcluir
  2. Desde ontem, os fãs lembram que faz dois anos desde a morte de Reginaldo Rossi (20/02/2013). Tenho certeza que em algum lugar, um fã saudoso beberá em homenagem a ele.

    ResponderExcluir
  3. Um caminhão de cerveja tombou, espalhando diversas latas da bebida pela rua, que foram rapidamente recolhidas e consumidas. Dizem por aqui que esse foi o primeiro milagre de Reginaldo Rossi.

    ResponderExcluir
  4. Meu Gurufim - Camunguelo/Carioquinha

    "Eu vou fingir que morri
    Pra ver quem vai chorar por mim
    E quem vai ficar gargalhando no meu gurufim
    Quem vai beber minha cachaça
    E tomar do meu café
    E quem vai ficar paquerando a minha mulher

    Quando o caixão chegar
    Eu me levanto da mesa
    E vou logo apagar
    As quarto velas acesas
    E vou dizer pra minha mãe
    Não chora
    Amigo a gente vê é nessa hora".

    Para ouvir:https://www.youtube.com/watch?v=A8tev1sAx1c

    ResponderExcluir
  5. Pura verdade isso que li, muito criativo o texto. Amei

    ResponderExcluir