O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 1 de março de 2013

Memória brasileira: o congelamento da poupança

Em março de 1990, as poupanças dos brasileiros foram bloqueadas, como parte de um conjunto de medidas para conter a inflação.  Aliás, essa memória da inflação deveria ser cultivada entre nós (cf. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2011/05/memoria-brasileira-inflacao.html), e mobilizada em forma de atitudes da sociedade civil, se necessário, para evitar a sua volta.

A idéia de bloquear a poupança, uma amarga forma de intervenção administrativa, visava a diminuir o consumo e reduzir o ritmo da inflação. Na época, essa medida ficou conhecida como "confisco da poupança", o que é tecnicamente errado, pois não se tratou de um confisco.

Passados 23 anos, a questão da constitucionalidade dessa medida, de gravíssimas repercussões  para os brasileiros, ainda é discutida no âmbito do Poder Judiciário.

Sobre o dia em que os brasileiros acordaram e descobriram suas poupanças restritras, lembro das estórias de enfartes fulminantes e derrames em filas de banco, desespero e ranger de dentes.  Pensando bem, muitos pereceram na batalha contra a inflação, e o seu sacrifício deve ser honrado pela sociedade civil adotando, por si mesma, iniciativas para melhorar a qualidade do gasto e consumo privados.

2 comentários:

  1. 25 anos do "congelamento" da poupança. Será que já esqueceram?

    ResponderExcluir
  2. Hoje conversei com uma senhora, que me deu a exata dimensão do trauma. Ela disse que viu pela televisão a notícia do congelamento dos ativos e, imediatamente, não conseguiu mais amamentar o seu filho. O leite secou junto com a poupança. A empresa que tinha, por falta de recursos, acabou fechando. Divorciou-se. Deixou a reforma da sua casa inacabada. E hoje, 26 anos depois, ainda chora ao lembrar.

    ResponderExcluir