O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 8 de março de 2013

Parênteses para reclamação

Vou abrir um parênteses nos textos sobre a memória para fazer uma reclamação.  Que droga é essa que está acontecendo?

Parece que a tecnologia da comunicação está prejudicando essa habilidade humana.  Os meios de comunicação parece que viraram os fins.

Ontem eu estava andando pela rua, tentando caçar o meu almoço, e parei para olhar à minha volta.  A maioria das pessoas estava usando fones de ouvido ou falando aos celulares, arriscando-se em atravessar a rua distraidamente.

As pessoas ficam absortas com os seus aparelhos e não prestam atenção ao mundo em sua volta, e nem ao cliente à sua frente.  Eu tive que repetir três vezes o que eu queria à atendente, e depois ela ainda tentou confirmar o meu pedido.  E confirmou errado.

Essa distração generalizada prejudica a formação da memória e traz uma tremenda ineficiência aos processos comunicativos.

Não dá para assistir à aula e ao mesmo tempo ficar mandando mensagens para dizer que está assistindo.  Adverti um aluno para que desligasse um aparelho retangular, aparentemente muito importante para a sua vida, para que prestasse atenção à aula.  Olha o diálogo:

- Fulano, desligue esse aparelho retangular e preste atenção à aula.  O momento é de atenção e concentração.

- Professora, eu estou informando os colegas (que deviam estar na aula e não estavam) que estou assistindo à aula.

- Fulano, você não está assistindo à aula.  Você está na sala de aula enviando mensagens aos amigos, o que é muito diferente.

Do jeito que está, além do arco  e do fogo, vamos ter que resgatar também os modos tradicionais de comunicação, aquele em que as pessoas realmente dialogam e as mensagens conseguem ser enviadas e recebidas, sem o abuso da tecnologia.

Um comentário:

  1. A prova de que seu smart phone não faz de você uma smart pessoa. E prova também de que a burrice só gera burrice. O que você queria? Tirar leite de pedra?? Ahahahaha

    ResponderExcluir