O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 14 de abril de 2013

Antes da luz elétrica

Antes do Homem domar a energia elétrica, o mundo era muito diferente:

1) As pessoas usavam lampiões ou velas para iluminar.  Nós tivemos um piano que tinha pequenos candelabros, de cada lado do suporte das partituras. Eu achava o máximo!

2) As pessoas lavavam as roupas à mão ou em máquinas de lavar mecânicas.

3) As pessoas não podiam dispor das comodidades dos eletrodomésticos:  ar condicionado, televisão, e etceteras.

4) As pessoas conseguiam enxergar as estrelas.  Deve ser por isso que as civilizações antigas tinham tanto conhecimento sobre Astronomia.  O céu era a televisão deles.

5) As pessoas dormiam mais cedo antigamente.  A luz elétrica permitiu que, cada vez mais, a gente dormisse tarde.

No Brasil ainda há comunidades sem energia elétrica.  Gostaria muito de passar uns dias nesses lugares para  observar o seu modo de viver.

Pensei nesse post quando faltou luz aqui em minha residência.  Foram horas sem luz elétrica, e eu tive que fazer coisas completamente diferentes do que faço normalmente:  nada de televisão, nada de computador. Só me sobrou arrumar a casa, o que me levou a deduzir que, por falta de luz elétrica, as moças de antigamente eram mais prendadas.

Um comentário:

  1. Desde sexta-feira (29/01) ficamos sem luz elétrica de novo. Após 28 horas sem energia, comecei a considerar que estava tudo um tédio, o que me permitiu tirar algumas conclusões: a) "diversão" contemporaneamente está definifivamente associada à energia elétrica; b) "comunicação" também.c) Em pouco tempo, todas as comodidades perdem a função, mesmo aquelas que gozam de baterias.Em 24 horas nada mais funcionava, e eu mudei bastante os meus hábitos.

    ResponderExcluir