O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 23 de abril de 2013

O Livro do Mérito

No post      falamos sobre o Livro de Aço, onde inscrevem os nomes dos Heróis da Pátria Brasileira.  Hoje vamos conhecer o Livro de Mérito, instituído pelo Decreto-Lei nº 1706/1939:

DECRETO-LEI N. 1.706 – DE 27 DE OUTUBRO DE 1939
Institui o Livro do Mérito
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição,
 decreta:
Art. 1º Fica instituído o Livro do Mérito, destinado a receber a inscrição dos nomes das pessoas que, por doações valiosas ou pela prestarão desinteressada de serviços relevantes, hajam notoriamente cooperado para o enriquecimento do patrimônio material ou espiritual da Nação e merecido o testemunho público do seu reconhecimento.
Art. 2º A inscrição será ordenada por decreto, mediante parecer de uma comissão permanente de cinco membros, nomeados pelo Presidente da República.
Parágrafo único. A inscrição, que será certificada por um diploma, assinado e entregue pelo Presidente da República, mencionará o nome da pessoa distinguida e a doação ou o serviço que lhe houver dado motivo.
Art. 3º A prática de ato contrário aos sentimentos de honra, ou de ofensa à dignidade nacional, importa o cancelamento da inscrição. Esse cancelamento far-se-á por decreto e de acordo com parecer unânime da comissão a que se refere o artigo anterior.
Art. 4º O Livro do Mérito ficará, guardado no Palácio do Governo, onde correrá o expediente da inscrição e da expedição dos diplomas.
Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1939, 118º da Independência e 51º da República.
Getulio vargas


Diferentemente do que acontece no Livro de Aço,  os nomes inscritos podem ser retirados, se o homenageado praticar algum ato contrário à honra ou ofensa à dignidade nacional  Considerando que na época o Brasil era uma ditadura, isso poderia ocorrer até se o indivíduo discordasse do governo.

Diferentemente também neste livro as pessoas não precisam estar mortas.

E diferentemente dos heróis, as pessoas  inscritas no Livro do Mérito têm vantagens outras além do reconhecimento público:  direito à prisão especial (artigo 295, IV, do Código de Processo Penal) e de integrar a ordem de precedência em cerimônias oficiais.

Antes de 1993, a Comissão Permanente do Livro do Mérito integrava o Ministério da Justiça.  Hoje, não faço idéia. Até 2002 o cerimonial da Presidência da República era responsável pela solenidade do livro do Mérito, mas a norma que instituía (dec. 820/93)  foi revogada pelo Dec. 4452/2002.

Enfim, até o momento não consegui descobrir os nomes de quem foi inscrito no Livro do Mérito, nem se ele ainda existe, ou quem é a autoridade ou colegiado responsável pela escolha, o que o transforma em um dos maiores mistérios da minha vidinha jurídica.

11 comentários:

  1. Tem medalha? Se não tem, não presta, ninguém quer. Dai não tem ninguém inscrito nesse livro.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o livro do Mérito foi emprestado e não devolveram. Não vem acompanhado de medalha, não. A pessoa receberia um diploma.

    Tem uma medalha da Ordem do Mérito, mas acho que não tem relação com esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cara Fabiana. Existiu mesmo o livro de mérito criado por Getulio Vargas, e o merecedor recebia um Lindo Diploma de pergaminho, assinado e entregue pelo Presidente da República.
      Estou tentando arrematar em um leilão um diploma que foi dado ao grande Jurista Clovis Bevilaqua, uma das mais expressivas figuras desse pais, que alem de grande jurista foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Se tiver interesse posso passar a foto para você.
      José Flores - Brasília-DF

      Excluir
    2. Caro José, obrigada pela informação. Desejo sorte na obtenção do diploma de Clóvis Bevilacqua, realmente um dos maiores juristas brasileiros. Ainda não consegui descobrir onde este livro se encontra e quais são os inscritos, se souber, por favor, não esqueça de postar a informação no nosso blog.

      Excluir
  3. Vê que lesgaw:

    http://www.acd-faleristica.com/

    ResponderExcluir
  4. Legal mesmo! Valeu muito, Dra! Nunca tinha ouvido falar em "Falerística".

    Você viu que existe uma "Lei Orgânica das Ordens Honoríficas Portuguesas (LOOHP)"?

    ResponderExcluir
  5. "Acho que o livro do Mérito foi emprestado e não devolveram." haha

    ResponderExcluir
  6. O Livro do Mérito deve estar no Palácio do Planalto, já que a inscrição no respectivo livro depende de um decreto presidencial.

    E, isso tudo, depois da avaliação de uma Comissão que existe justamente para aferir o mérito do candidato à inscrito.

    ResponderExcluir
  7. Isso foi alterado pelo Decreto-lei nº 9.732, de 4 de setembro de 1946, pelo Presidente Dutra, que criou a Ordem do Mérito.

    ResponderExcluir
  8. Na minha busca por informações sobre o LIVRO do MÉRITO, passei por este BLOG e agora retorno para deixar minha contribuição com o link com a Lista de Agraciados com a Ordem Nacional do Mérito. Espero que seja útil esta informação. Abraço a todos:
    https://issuu.com/douglasfabianodemelo/docs/livro_m__rito_e_ordem_nacional_do_m_2660bec3bd948b

    ResponderExcluir
  9. Mais um objeto perdido na história do pais?????

    O descompromisso, dos que estão no poder, pela história, deixa claro a intenção dos que lá estão. O que importa é o hoje, já o passado ou o futuro do país... Lamentável!!!!

    ResponderExcluir