O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 18 de abril de 2013

Lembrar Barbara Cartland

Barbara Cartland é uma famosa escritora inglesa, nascida em julho de 1901 e faleceu em maio de 2000.

Durante a minha infância li vários livros dela.  Os livros que eu li eram sempre românticos e com grande apelo ao passado (séculos XVIII e XIX?), que pareciam ser a época de ouro da sua imaginação.  Uma época em que a nobreza e a ostentação pareciam não ser pecados.

As descrições dos personagens sempre eram carregadas de minúcias no quesito roupas e acessórios.  A autora dava grande importância ao vestir-se (aparentemente na vida real também, vejam fotos).  O cenário era sempre de grandes mansões, e os casos de amor sempre aconteciam entre nobres.

Para mim, os livros pareciam contos de fada.  O verdadeiro amor aristocrático tem uma grande vantagem sobre os demais porque elimina o fator "ter que ganhar a vida", que tanto prejudica os relacionamentos.  É muito melhor sonhar com um tipo de amor que não se preocupa com o dinheiro, e nem tem aquela prosaica discussão sobre quem pagará a conta do jantar, ou se os amantes farão um rateio.

As estórias eram mais ou menos assim:  as protagonistas femininas eram pobres, com grande riqueza moral, em uma embalagem de grande beleza sofisticada, apesar de sua origem humilde.  Seu gosto, apesar da baixa renda, era sempre impecável e simples.

Já os protagonistas masculinos eram sempre nobres, ricos, atléticos, que desdenhavam do amor até encontrar a heroína.  Eles encontram o verdadeiro amor na personagem feminina que, apesar de bela e pobre, só quer amá-los, a despeito de ser rico e bonito.

E, infelizmente, sempre há outra personagem feminina exuberante, bonita e interessante que, apesar dos seus esforços e encantos, não conseguirá desviar o bonitão do "Caminho traçado pelo Amor" (vixe, isso dá até um título de livro dela!).

Além desse amor isento de problemas financeiros, sempre chamou a minha atenção que a autora situa seus romances no passado.  Os ganchos históricos são sempre um cenário, como se não fosse possível, contemporaneamente, viver um grande romance.

Tudo bem, a imaginação é dela, o livro é dela, então faz o que quiser com eles.

 

 

3 comentários:

  1. Particularmente, sempre acreditei que o verdadeiro amor é aquele que resiste a busão lotado, e que só se alimenta de pão com manteiga à luz de velas.

    ResponderExcluir
  2. Depois que escrevi esse post, acabei reencontrando um livro dessa autora que li quando era criança. Não me recordo a impressão que tive na época, mas reli o livro e, confesso, li outro título para fazer a comparação.
    A minha leitura agora, décadas depois, é que para a Autora o amor justifica tudo. E nos seus livros, para que o final feliz seja possível, a equação romântica envolverá assassinato, duelos e trapaças pois tudo está bem, quando termina bem, todos são ricos e nobres, mesmo que um título de nobreza caia no colo do personagem.

    ResponderExcluir
  3. É mesmo?! Acho que vou lembrar Barbara Cartland de outra forma agora: http://www.dailymail.co.uk/femail/article-1080454/A-drunken-husband-secret-lovers-The-novel-Barbara-Cartland-wanted-read.html

    ResponderExcluir