O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 7 de abril de 2013

Postagem nº 500 do blog Direito à Memória

Hoje atingimos a marca histórica de quinhentas postagens sobre a memória e o direito que lhe corresponde.  Nada mal para quem, há algum tempo, não sabia para que servia um blog.

Agora tenho certeza que este blog serve para continuar pensando sobre o direito à memória, aplicando conhecimentos teóricos, observando o mundo à minha volta, compartilhando idéias e, se der sorte, dialogar com as pessoas que o visitam.

Muitas foram as visualizações desde maio de 2010, quando me aventurei nessa odisséia místico-tecnológica chamada blog.  Analisando os posts mais acessados achei surpreendente, mas  totalmente compreensível dada a condição humana, que os preferidos sejam os xingamentos antigos.

Por que os posts mais acessados são aqueles que resgatam antigos xingamentos da Língua Portuguesa? Porque xingar faz parte da natureza humana, e parece que é uma parte bem querida, pelo que pude verificar.  Os xingamentos preferidos, em ordem de visualização, são: zoina, frascário e proxeneta.

Isso me faz pensar...Como será que os egípcios, os celtas, xingavam antigamente?  Sei que havia pichações desonrosas, mas também devia haver palavras injuriosas.  Será que há um hieróglifo de xingamento?

Mas há outros temas importantes para a memória coletiva, além de reaprender a xingar como faziam os antepassados.  Discutimos antigos costumes, tecnologias obsoletas, fatos atuais e suas repercussões para a memória, e também criamos campanhas contra e a favor aspectos relevantes para a memória individual e coletiva.

Resgatamos conhecimentos tradicionais e propusemos também o resgate de antigas instituições que, se devidamente recicladas, poderiam voltar a servir à Humanidade.

Tem sido uma caminhada interessante...Pesquisei um bocadinho, especialmente temas que dificilmente pesquisaria, não fosse por causa do blog. Quinhentos posts e quase três anos depois, só posso dizer que continuo me divertindo enquanto escrevo, e que é um prazer ouvir as impressões das pessoas interessadas na memória.  Vamos para uma nova etapa da odisséia, uma cruzada em busca do milésimo post.  Para o alto e avante!

2 comentários:

  1. Procurei bastante mas não encontrei qualquer referência a hieróglifos de xingamento. Por outro lado, se alguém tiver a curiosidade arqueológica de ver afrescos obscenos,basta colocar no Google images as expressões "pompéia" e prostíbulo.

    ResponderExcluir
  2. Meta alcançada: milésimo post. http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2016/05/milesimo-post.html.

    É o fim das promessas e das profecias.

    ResponderExcluir