O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 11 de novembro de 2014

Direito à memória dos mortos: bonecas Kokeshi

As bonecas kokeshi nasceram no norte do Japão durante o período Edo, em meados do século XVII ou XIX (há divergência), como souvenires para quem visitava as estações de águas termais. Embora a sua origem não esteja clara, talvez porque ainda não acessei referências suficientes, por causa do seu formato (uma cabeça redonda, sem braços e sem pernas) era associada com instrumentos de massagem.

Outra versão afirma que nasceram como brinquedos.  A sua associação com crianças parece ser tanto lúdica como trágica.  Vi algumas fontes que afirmam ser a boneca kokeshi uma espécie de amuleto para proteger as crianças da casa, ou a representação de crianças que faleceram, cujas almas são guardadas pelas bonecas.

Neste sítio (http://www.japaoemfoco.com/kokeshi-dolls-as-bonecas-tradicionais-japonesas), há a referência de que o infanticídio era uma prática cultural frequente no Japão, havendo relação entre as bonecas kokeshi com essa prática.

Assisti a um vídeo com diversos artesãos fazendo diversos tipos dessas bonecas tradicionais, e vale a pena apreciar o seu modo de fazer tão interessante (https://www.youtube.com/watch?v=NfPapG4EnPg).

Um comentário:

  1. Vi diversas bonecas kokeshi "falsificadas" aqui na minha cidade, e fiquei pensando como é triste quando bens culturais são reproduzidos de forma descontextualizada.

    ResponderExcluir