O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 15 de novembro de 2014

Reabilitação póstuma de Alan Turing


Embora a notícia não seja nova, é muito importante:http://www.dailymail.co.uk/news/article-2528697/Queen-pardons-wartime-codebreaking-hero-Alan-Turing.html.

Hoje estava lembrando de Alan Turing, um herói nacional que foi vítima do seu tempo. Neste ano, comemorou-se 50 anos de sua morte (suicídio, acidente, assassinato?), e nesta ocasião foi concedido o perdão real, por ter sido condenado por homossexualismo.

O herói da Segunda Guerra, que ajudou a Grã-Bretanha a decifrar os inimigos, não conseguiu fazer os mesmo com seus próprios conterrâneos.  Apesar de sua importante participação, foi condenado por sua sexualidade e, para evitar a prisão, concordou com a castração química.

Não dá para imaginar a humilhação, a exposição a que foi submetido, e que acabaram por deslustrar o seu verdadeiro valor como indivíduo, cidadão e cientista.

A reabilitação póstuma - uma das formas de manifestação do direito à memória dos mortos -  permite que ele seja lembrado como o brilhante cientista e herói de guerra que ele sempre foi, mesmo enquanto era vilipendiado, o que permite não só reabilitá-lo como também aos britânicos.

Um comentário: