O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 8 de novembro de 2014

Direito à memória dos mortos: Bustuárias

"Bustu" em Latim significa túmulo, sepultura ou monumento funerário.  Por sua vez a palavra "cemitério" provêm do grego, e significa "dormitório".

A idéia de que o cemitério é um lugar de descanso (eterno) parece ser fortemente arraigada desde a Antiguidade.  Não se deve deslocar os mortos, mas deixá-los jazer serena e tranquilamente, por isso sou contra a crescente tendência de deslocamento de cemitérios, principalmente por razões imobiliárias, mas isso é tema para outro post.

Hoje estou pensando nos bustuários e bustuárias.

Os bustuários eram gladiadores que combatiam ao redor das piras em que eram cremados os mortos. A explicação que encontrei para esse costume reside na idéia de apaziguar o espírito dos guerreiros mortos em combate com o sangue dos inimigos, que eram sacrificados sobre os seus túmulos (cf. http://www.mediterranees.net/civilisation/Rich/Articles/Loisirs/Gladiateurs/Bustuarius.html).  Essa prática evoluiu para o ritual de combate próximo aos túmulos.

O feminino  - Bustuária - designa as prostitutas que atuavam nos cemitérios, entre os túmulos. Ainda não consegui localizar a explicação do por que existir prostitutas em cemitérios, apenas a referência de que eles (os cemitérios) costumavam ficar fora dos limites da cidade e por isso era uma prostituição, como poderia dizer, marginal no sentido geográfico.

Achei o tema tão interessante, e minha curiosidade patológica certamente vai me fazer continuar pesquisando sobre as bustuárias, provavelmente de forma não sistemática.  Por favor, quem souber alguma coisa sobre o assunto basta dar a referência nos comentários, e serei imensamente agradecida.

Finalmente, gostaria de lembrar que os cemitérios nem sempre são lugares tranquilos, silenciosos e solenes (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/08/cemiterio-lugar-de-memoria.html).  Os cemitérios, como outros produtos da Cultura, são um espelho e alguns são bem exóticos (http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2013/06/direito-memoria-dos-mortos-lapides.html).  Aqui no Brasil, encontrei a informação de que no início do século XX as pessoas frequentavam cemitérios para fazer piqueniques, paquerar e passear, uma postura bem  diferente do que vemos hoje.


Referências

MOTTA, Antonio. À flor da pedra - formas tumulares e processos sociais nos cemitérios brasileiros.Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Massangana, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário