O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Roda de Capoeira - Patrimônio imaterial da Humanidade

Salve!

Em 26/11/2014 a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18713&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia.

Não custa lembrar que a capoeiragem já foi considerada crime no Brasil, pelo artigo o artigo 402, do Decreto 847 de 11 de outubro de 1890 (Código Penal da República dos Estados Unidos do Brasil), que no Capítulo XIII trata dos "vadios e capoeiras":

"Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação Capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal;

Pena -- de prisão celular por dois a seis meses".


E que mesmo após deixar de ser crime, em 1940, continuou sendo estigmatizada.  Quando eu resolvi jogar capoeira, ouvi dizer que "era coisa de malandro" e "não era para meninas".  Tive que começar a jogar escondido,e  só depois de algum tempo, e de muitas explicações, meus pais entenderam que era uma coisa boa para a saúde e para a cabeça.

Mas a capoeira é para homem, menino e mulher, e agora para o mundo todo. Esse caminho desde a criminalidade até o reconhecimento como patrimônio mundial ajuda a compreender como a capoeira é fascinante e malandra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário