O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sábado, 17 de dezembro de 2011

Lembrar Concepción Arenal

Concepción Arenal é uma escritora espanhola, nasceu em 31 de janeiro de 1820, e faleceu em fevereiro de 1893.

Foi uma jurista engajada pela concretização de muitos direitos humanos (concretos): liberdade de expressão (fundou um jornal chamado Iberia), pela dignidade das mulheres encarceradas (ajudou a fundar uma associação chamada Magdalenas para apoiá-las), lutou pelo direito à moradia (fundou a Construtora Benéfica para construir casas a baixo custo para os operários, que ainda existe) e colaborou com a Cruz Vermelha Espanhola.

Ela foi uma mulher e tanto, mas para poder estudar Direito teve que se vestir de homem! Na sua época, mulheres não frequentavam a Universidade, então foi obrigada a usar desse artifício para conseguir estudar. E pela sua biografia, dá para perceber que ela entendeu bem as aulas da Faculdade.

Concepción Arenal é, para mim, o espelho da minha vergonha. Toda vez que tenho preguiça de estudar, ou simplesmente estou tentando fazer corpo mole, lembro que para a minha geração de mulheres tudo foi (é) relativamente mais fácil.

É também o espelho da minha vergonha pois eu já estudei (e até escrevi) sobre direitos humanos, mas nunca promovi nenhuma ação concreta para efetivá-los.

Lembrar de Concepción Arenal é também lembrar que a gente pode ser uma pessoa um pouco melhor.

Um comentário:

  1. Prezada Sra. Concepción,

    Também sou estudante de Direito mas, diferentemente da senhora, não tive que me vestir de homem. O único perigo que enfrentei para fazer faculdade de Direito era me livrar dos pombos que, diariamente, tentavam cagar na minha cabeça.

    Não, não tenho nenhuma desculpa para esse acúmulo de livros sem ler. Trata-se apenas dessa indesculpável falta de vontade de estudar e de vergonha na cara.

    ResponderExcluir