O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Palentologia Imaginária (4): Provolonessauro

Em certa fase da minha vida, quando era jovem e tola, achei que perder casa, comida pronta e roupa lavada de graça era sinônimo de independência.

Resolvi então morar sozinha, "para aprender as coisas da vida". E foi aí que eu me deparei com as tarefas cotidianas para as quais a minha mãe, monarca absolutista e centralizadora, nunca havia me preparado.

Trocar o gás, lavar roupas, comprar água mineral, no começo era tudo uma grande aventura. Depois ficou uma droga, mesmo. Mas com tudo a gente se acostuma, não é? E lá se vão quase quinze anos de exílio do lar parental, período em que evoluí enquanto pessoa, mas evidentemente não ao cúmulo de se dizer que sou boa dona de casa.

Enfim, tudo isso para dizer que, após oito anos de uma feliz convivência apenas comigo mesma, o meu irmão mais velho me disse uma coisa assombrosa: "Fabiana, você tem que descongelar essa geladeira de vez em quando. É por isso que a porta do congelador não está fechando, ela não está quebrada".

Bom, eu passei uns três anos achando que a porta do congelador estava quebrada,porque não abria nem fechava. Na verdade era o acúmulo de gelo que emperrava a porta. Bastava descongelar e tudo se resolveria sem precisar chamar assistência técnica.

Não é que resolveu? Depois que descongelou, a porta miraculosamente voltou a funcionar. E o melhor de tudo isso, no meio de todo aquele descongelamento, o meu irmão encontrou um pedaço de queijo primordial, fruto das minhas primeiras compras em loja de conveniência. Nele, estampada a data da minha vergonha: 1999.

Nem foi necessário datar por Carbono 14, bastou fazer uma continha rápida: 2004-199. Ele estava perdido há cinco anos...

Por se tratar de matéria orgânica, praticamente fossilizada, aquele pedaço de queijo ganhou o apelo carinhoso de "provolonessauro", o que o habilita definitivamente a integrar o panteão da paleontologia imaginária, junto com fósseis-escultura de pterodáctilos (3) e dragões (1), e ossos de centauro e tritões (2).

3 comentários: