O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Capoeira em 2013

A capoeira é um jogo de destreza corporal, que envolve golpes de luta executados como se fossem dança, de forma ritmada. Essa é uma das características marcantes da capoeira:  a onipresença do ritmo, da música.

Essa manifestação cultural é muito rica de significado, e o fato de ser executada em grupo, porque ninguém faz uma roda de capoeira sozinho, propicia o estabelecimento de relações sociais complexas, com hierarquias, diálogos, conspirações.  A roda de capoeira é um espaço de socialização muito interessante.

Aqui no blog já tivemos a oportunidade de refletir sobre essa manifestação no post http://direitoamemoria.blogspot.com.br/2012/04/sobre-capoeira-patrimonio-imaterial.html.

Mas hoje o motivo de estar pensando nela é diferente.  Resolvi que em 2013 vou voltar a jogar.

Eu joguei capoeira há 10 anos e 25 kilos.  Parei de jogar por questões pessoais que, vendo agora, seriam totalmente superáveis e não exigiriam que eu parasse de praticar.  Não há falta de tempo, nem desânimo para quem é disciplinado e tem apetite pela prática.

Joguei capoeira por uns oito anos, e embora tenha parado, nunca a esqueci.  Toda vez que via uma roda, aquela vontade imensa de jogar voltava, aquela alegria voltava, pena acabar assim que eu tentava levantar a perna e não mais conseguia.

Mas agora que no ano novo começou, tudo mudou.Vou mudar de estilo de capoeira, serei uma capoeirista muito melhor, para recuperar o tempo perdido.  Vou estudar berimbau, porque nunca fui muito boa tocando (vixe, meu berimbau era desafinado. Isso é possível?), e também vou tentar memorizar as letras dos toques, porque confesso que enrolava um bocado enquanto cantava.

Boa sorte para mim!

2 comentários:

  1. Outra decisão muito importante nessa minha nova fase capoeirística: não tentar saltos mortais. Na minha idade, na minha falta de flexibilidade e no meu peso eles realmente seriam fatais.

    ResponderExcluir
  2. Em comemoração ao retorno da capoeira, meu irmão disse que vai fazer um berimbau para mim. Mas, como tudo o que ele inventa, não será um berimbau normal, será "diferente". O que será que ele está inventando?

    ResponderExcluir