O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Memória brasileira: o garimpo em Serra Pelada

O garimpo em Serra Pelada produziu imagens inesquecíveis, para mim, da degradação humana e ambiental.

Nos idos de 1980, a televisão e as revistas mostravam cenas de um formigueiro humano, cavando, cavando, cavando em busca de ouro.  A região chegou a ser considerada "El Dorado" brasileiro, e alimentava os sonhos e delírios de riqueza daqueles que se iludiram atrás da próxima pepita.

Pessoas curvadas e cheias de lama até os olhos, carregando fardos de terra às costas. Milhares, milhares.  Subiam e desciam em um imenso buraco, parecendo querer chegar à China.  Sim, naquela época eu realmente acreditava ser possível construir um túnel até lá, passando pelo centro da Terra.  Mas meu pai, que é geólogo e não tem paciência com sonhos infantis, tratou de esclarecer que eu provavelmente morreria queimada porque o centro da Terra é muito quente.

Depois que eu li a Divina Comédia, pareceu-me que Serra Pelada seria a perfeita representação do Purgatório, em que as pessoas ficam até conseguirem alcançar o Paraíso, que no caso dos garimpeiros viria em forma de uma grande pepita.

Olhando o passado, não consigo lembrar ou perceber se as notícias eram favoráveis ou contra o modo como o garimpo foi exercido.  Para mim, pareceu um grande dano ambiental e sócio-cultural, mas não consigo lembrar se era considerado assim.  Talvez todo mundo ficasse orgulhoso do Brasil possuir o maior buraco do mundo, sei lá.

Acredito que se  a mina de Serra Pelada for reativada, aquelas cenas não mais poderiam se repetir.  Imagino que não haveria a possibilidade de garimpeiros autônomos/aventureiros, e que certamente seriam  adotadas medidas compensatórias e mitigadoras dos danos ambientais.

3 comentários:

  1. O Purgatório de Dante normalmente é representado como uma montanha, que é escalada pelas pessoas até o Paraíso. Em Serra Pelada o buraco é uma montanha ao contrário, então seria um Despurgatório?

    ResponderExcluir
  2. Agora em outubro de 2013, vai estrear um filme brasileiro sobre "Serra Pelada".

    ResponderExcluir
  3. Para mim, as imagens definitivas de Serra Pelada são as fotos de Sebastião Salgado. Para conferir é só colocar a expressão "serra pelada" e "sebastião Salgado" no Google imagens.

    ResponderExcluir