O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









domingo, 17 de fevereiro de 2013

Resgatando conhecimentos tradicionais

Existem alguns conhecimentos que acompanham a História da Humanidade desde os primórdios, e que se tornaram banais ou desnecessários ao longo do tempo.

Por exemplo, fazer fogo.  O domínio do fogo, e a relação que o Homem desenvolveu com ele, por vezes mágica, por vezes técnica,  foi fundamental para o desenvolvimento da metalurgia, de algumas religiões, da culinária, por exemplo. 

Enfim, é um conhecimento primordial mas que foi esquecido.  Eu não sei fazer fogo partindo do nada, só através de ferramentas civilizatórias industrializadas, como o fósforo. Isso é um absurdo.

Como é que eu não sei fazer fogo, se essa é uma conquista milenar da Humanidade ? (!).  Acho importante resgatar esse conhecimento tradicional, e não vale usar pederneiras.  O meu marido sabe fazer fogo com pederneiras, e se propôs a me ensinar, mas eu particularmente acho que isso não vale enquanto resgate.

Fico imaginando... Eu seria um daqueles indivíduos fascinados pelo fogo, que atribuiria propriedades mágicas e místicas não só ao objeto, mas também quem soubesse dominá-lo.  Seria capaz até de fundar uma religião em torno desse assunto, só porque fazer fogo para mim permanece um mistério.

O meu irmão concorda comigo, embora tenha chegado à mesma conclusão por caminho diverso.  Por isso, durante o carnaval resolveu fabricar um arco e uma flecha, que também são conquistas civilizatórias milenares.

Com razão, ele entende que houve uma "privatização" do conhecimento tradicional, no sentido de que hoje poucas pessoas sabem fazer o que todo mundo antigamente fazia.  É verdade, hoje a maioria das pessoas não sabe fazer seus próprios utensílios (potes de cerâmica, cestos, facas, pentes), o que era muito comum outrora.

Por isso, nós resolvemos fazer o caminho inverso e aprender tecnologias esquecidas.  Eu decididamente vou aprender a fazer fogo, e pretendo me tornar sacerdotisa de alguma coisa até o fim do ano.  E o meu irmão partiu na frente e já fez o arco dele, olha aí:




8 comentários:

  1. Neste fim de semana vou tentar fazer fogo sem o uso de utensílios.

    ResponderExcluir
  2. Vale fazendo com o cordão do tênis?? Esse eu fiz :D

    ResponderExcluir
  3. Boa, Denise. O vídeo é muito instrutivo. Já aprendi que não é possível fazer fogo com madeira de alta densidade ou que tenha resina.

    Agora vou ter que aprender a identificar madeiras de baixa densidade e não-resinosas. É um passo atrás, para dar um passo à frente.

    Vi um vídeo em que o sujeito fazia fogo com gelo (!): http://www.youtube.com/watch?v=5qhYQIxpEHU. Vale como curiosidade porque aqui no nosso clima tropica-quente-infernal a gente não conseguiria encontrar nenhuma pepita de gelo para fazer fogo.

    ResponderExcluir
  4. Bem, não consegui fazer fogo em 2013 e nem me tornei sacerdotisa de coisa alguma. Já percebi que vou ficar muito ocupada em 2014.

    ResponderExcluir
  5. Definitivamente, vou fazer fogo em 2015. Já excluí algumas formas de fazer fogo primitivo da minha lista, que não deram certo no passado: Por exemplo, nada de tentar roubar o conhecimento do fogo dos deuses. Prometeu já se lascou por causa disso.
    Nada de utilizar meios sobrenaturais, nada de utilizar meios alquímicos. Vamos ser simples e científicos, como exige a nossa época: utilizar a Física, sem mistificação.

    ResponderExcluir
  6. 2015, ano de fazer fogo. Agora vai: https://www.youtube.com/watch?v=bMgy-m_lUDU

    ResponderExcluir