O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









quarta-feira, 19 de junho de 2013

A lenda do Ururau

A primeira lenda brasileira que eu lembro ter aprendido é a do Ururau.   Conta-se que na cidade de Campos dos Goytacazes houve um amor proibido entre um homem pobre e uma moça rica, filha de um coronel.  Esse coronel, descontente, matou o rapaz e jogou em um rio, em um curva em frente à Lapa.

O rapaz encantou-se na forma de um grande jacaré do papo amarelo (Ururau), e vez por outra sequestrava as meninas que estavam na Lapa, onde próximo funcionava um orfanato, e as levava para o fundo do Rio.  Por isso é conhecido como Ururau da Lapa.

O coronel, muito arrependido, resolveu comprar um sino de ouro para colocar na lapa e assim afastar Ururau.  Ocorre que ele era mais esperto e virou o barco.  Mas não foi tão esperto assim porque o sino caiu no rio e ele ficou preso dentro.

Eu ficava fascinada com essa estória, e também porque no meu livrinho havia um desenho do jacaré dentro do sino.  Eu ficava intrigada:  como se podia ver o jacaré se o sino não era transparente?  Se não era de vidro, mas de ouro?

Para mim, sempre foi uma idéia assustadora a questão de haver um jacarezão no fundo do Rio, com ou sem sino.

Pensando bem, essas histórias são bem aterrorizantes.  Cada coisa que se conta para criança...

Há alguns anos tive a oportunidade de participar de uma palestra sobre contos de fada, não essas fofurinhas amenizadas pelos Grimm e Andersen, mas as estorias do "folclore" bruto.  Eram todas terrivelmente violentas e fiquei com a sensação que eram uma espécie de folha policial da época.

Tenho também uma coletânea de lendas indígenas brasileiras produzidas pela OPIAC (Organização dos Professores Indígenas do Acre), chamado "Shenipabu Miyui - história dos antigos", editado pela UFMG em 2000, que são um rico material para estudo e também muito densas.

3 comentários:

  1. Acharam o Ururau nas Filipinas: http://obutecodanet.ig.com.br/index.php/2011/09/08/filipinos-capturam-impressionante-crocodilo-de-64-metros-e-mais-de-1-tonelada/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urarau não sairia de campos até pq ele prometeu amor eterno a moça acho que ele nao sairia da cidade onde ele encontro a pessoa que amava e para ir paras filipinas vc tem que passar pelo mar jacare de papo amarelo nao nada em agua salgada

      Excluir
  2. Esta lenda remete às formas que os oprimidos usam para se livrar da opressão. O oprimido não morre, transforma esperando a hora de todos os oprimidos se levantarem contra o opressor.

    ResponderExcluir