O brasileiro não tem memória.

Neste blog desmascaramos esta mentira.









terça-feira, 9 de julho de 2013

Cerveja e tradição

Ontem li uma notícia sobre o interesse de empresas cervejeiras em "ressuscitar" antigas fórmulas de cerveja, com ajuda da Arqueologia:  http://nytsyn.br.msn.com/colunistas/cervejaria-artesanal-decide-investir-em-arqueologia#page=1

Lembrei que há alguns anos, vestígios de cerveja foram encontrados no Egito: http://tronnos.blogspot.com.br/2009/03/uma-cerveja-para-o-farao.html.  Lembrei também que no século XVI, na Inglaterra, a cerveja era feita em casa, e era consumida por todo mundo (crianças e adultos), com ou sem temperos e especiarias.

Achei muito interessante a informação de que a cerveja lá era misturada com lavanda, por exemplo, e tinha gostos diferentes.  Tudo isso durou até que o gim virou moda, e a partir do século XVIII já aparecia como um problema social (cf. ilustração de William Hogarth - Gin Lane - http://www.britishmuseum.org/explore/highlights/highlight_objects/pd/w/william_hogarth,_gin_lane.aspx, e sua curiosa comparação com Beer Street, do mesmo autor).

Por falar nisso, parece que consumir gin voltou a ser moda por lá: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/cultura-e-lazer/viagem/noticia/2013/02/onde-apreciar-o-gim-bebida-da-moda-na-inglaterra-4055738.html.

Parece que de vez em quando essas bebidas são ressuscitadas, o que prova que elas jamais foram esquecidas e que podem até ser consideradas patrimônio imaterial.

3 comentários:

  1. Nessas férias junto à comunidade germano-descendente também aprendi que a cerveja pode integrar o modo de viver das pessoas. Diferentemente do que acontece na minha região, onde bebe-se cerveja como meio para o fim da diversão, percebi que os germano-brasileiros a concebem como "comida". E nessa região a fartura, valor explicitado através de cafés coloniais onde se expõe uma miríade de alimentos na mesa, também se aplica à cerveja.

    ResponderExcluir
  2. Olha aí: vestígios de cerveja egípcia encontrada em Tel Aviv: http://noticias.terra.com.br/ciencia/encontradas-em-tel-aviv-antiguidades-egipcias-utilizadas-para-producao-de-cerveja,ae7705a9ec36c410VgnCLD200000b1bf46d0RCRD.html. Interessante a informação de que adicionavam frutas à cerveja para dar gosto.

    ResponderExcluir
  3. Agora, a cerveja belga é patrimônio da Humanidade: https://br.noticias.yahoo.com/a-cerveja-belga-foi-adicionada-%C3%A0-lista-da-unesco-094124104.html

    ResponderExcluir